Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Crianças com seus malabarismos nos semáforos e a missão dos juízes de menores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No passado, em meu tempo de criança, quando se falava em juiz de menor, a ideia era, preponderantemente, a do “punidor” do próprio menor, que o mandaria para “Pindobal” (no decreto de criação constara como “Centro Agrícola”, mas, na própria sede, localizada em Mamanguape-PB, estava inscrito “Escola Correcional”). E ali os menores encaminhados ficavam internos por determinado período para “corrigirem-se” de seus “maus comportamentos”.

Hoje, em função do artigo 227 da Constituição Federal de 1988, a missão do juiz de menor bem se ampliou e, por óbvio em relação às crianças e adolescentes, mais se destaca na tarefa de “colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
Pois, bem! Corresponde a uma negligência de governos e também da sociedade a constatação de crianças em semáforos realizando malabarismos tão prejudiciais à saúde dos mesmos, especialmente quando esses malabarismos são executados em dupla (uma criança pendurada ou em cima da outra, sujeitando ambas a contorções de todos os tipos). Claro que nesses semáforos estão crianças e adolescentes – portanto todos menores, não só fazendo “malabarismos”, mas, também, oferecendo “limpar os vidros dos carros” e até mostrando um papelão/cartaz com uma expressão tipo “uma esmolinha pelo amor de Deus”, por vezes “orientadas” pelos próprios familiares.

Na capital paraibana, nossa bela João Pessoa, observa-se em muitas avenidas, em baixo dos semáforos, crianças e adolescentes realizando aquelas “tarefas” antes mencionadas, ou seja, em razão da tristeza que a todos provoca, o cenário urbanístico também perde toda sua beleza!
Iniciei a elaboração deste texto com a intenção de colocar, como seu título, uma expressão que traduzisse esse malabarismo das crianças nos semáforos e o questionamento quanto a quem compete impedir: à Prefeitura?!… ao Governo do Estado?!… especificamente ao Ministério Público?!… Ao meu lado estava meu genro, Rafael, advogado, a quem perguntei a respeito. Na resposta, sem muita concentração porquanto estava com as atenções voltadas para a televisão que transmitia um dos jogos de futebol, ele pronunciou: – “Acho que ao Juizado de Menores, embora o Ministério Público igualmente possa provocar essa questão”.

Porém, vou-me permitir concluir estes escritos chamando a atenção para essa negligência para com as crianças e adolescentes, questionando: – a quem compete impedir esse deprimente quadro social?!…

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Anteriores

ub (1)

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

vacinacao-contra-a-gripe-para-idosos

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população

fc7f10f1-5184-41b0-8fae-ca436c6623cc

Camilo Santana lança na Paraíba nesta sexta o programa Pé-de-Meia

joaovivacentro

Governador participa de abertura da Feira de Negócios “Viva o Centro”

PMATIRA (1)

PM vai a Júri por homicídio e tentativa homicídio em pizzaria de João Pessoa

hamburgada (1)

Trabalhadores da Unipão são surpreendidos com ‘hamburgada’ especial

ibgeprefs (1)

Parceria com IBGE torna João Pessoa a 1ª cidade do país a fazer cadastro conjunto de endereços

PM 12bpm

Operação da PM conduz 64 pessoas para delegacias e apreende armas de fogo

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado