Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Parceria com IBGE torna João Pessoa a 1ª cidade do país a fazer cadastro conjunto de endereços

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A parceria da Prefeitura de João Pessoa com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) resultou na elaboração pioneira, no país, de um cadastro conjunto de endereços e no mapeamento da cidade feito pelo IBGE durante o Censo Demográfico de 2022. Para confirmar o resultado positivo do trabalho em conjunto, o superintendente do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado, fez uma visita técnica, nesta quinta-feira (2), ao secretário de Planejamento da Capital, Ayrton Falcão, e à equipe da Unidade de Geotecnologia e Cadastro Municipal, vinculada à Seplan.

Estudos de adequações de poligonais das favelas e comunidades urbanas ajudaram na elaboração do cadastro conjunto de endereços e no mapeamento da cidade feito pelo IBGE durante o Censo Demográfico de 2022. Poligonais são figuras geométricas de apoio a levantamentos topográficos para delimitação de áreas urbanas ou rurais.

O secretário Ayton Falcão lembrou que a Prefeitura e o IBGE abriram, desde então e de forma recíproca, seus bancos de dados para troca de informações sobre a expansão urbana e o desenvolvimento socioeconômico do município. Ele enalteceu a história e a credibilidade do instituto: “Nenhum profissional, empresa ou instituição que necessite fazer qualquer trabalho técnico pode prescindir dos dados e informações do IBGE. Todos recorrem e colocam lá: fonte IBGE”, destacou.

O superintendente Roberto Salgado lembrou que os resultados alcançados a partir da troca e integração de informações e dados sobre o território municipal desde que o trabalho da Prefeitura de João Pessoa e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística começou a ser feito em conjunto, no final de 2021, já no primeiro ano da atual gestão do prefeito Cícero Lucena.

A parceria permitiu a compatibilização dos dados das duas instituições sobre os aglomerados urbanos e favelas existentes, além de ajudar a manter o cadastro de ambos sempre atualizado, conforme apresentação feita, na reunião, pelo analista do IBGE, Fernando Lins, e por Jordana Coimbra, diretora da Unidade de Geotecnologia e Cadastro Municipal.

O próximo passo, alinhado ao término da reunião, será promover em breve a divulgação conjunta de dados que demonstram a expansão da cidade, suas novas demandas; e, também, que contribuam para subsidiar ainda mais a gestão municipal, por exemplo, em áreas como transporte público e mobilidade urbana, educação e saúde.

Participaram também do encontro, Eini Celly, geotecnóloga da Seplan, Carlos Alberto Ribeiro e Niedja Lemos, ambos da Diretoria de Geoprocessamento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Monumento à Bíblia será erguido na Lagoa, anuncia Eliza Virgínia

Anteriores

amidisecitec (1)

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

reservecapa (1)

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

alpbservidores (1)

ALPB homenageia servidores com mais de 30 anos de serviços prestados à Casa

jaqueline1

Jaqueline Viana é condenada por propaganda antecipada em Cabedelo

camaraareial (1)

Eleição da Câmara Municipal de Areial é anulada pela Justiça

Drones festas

Festejos juninos: Segurança terá drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Gripe, nebulização

Estado decreta situação de emergência em Saúde após aumento de doenças respiratórias

João Azevêdo close

João vai ao STF para barrar mudanças no prazo de liberação de emendas parlamentares

Sala de Tribunal

Irmãos acusados de matar e ‘concretar’ mulher são julgados em Pedras de Fogo

TCE PB pleno maio 2024

TCE aprova resolução que disciplina contratações temporárias de servidores públicos