Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP e MPF ordenam que mais três prefeitos proíbam eventos de fim de ano na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram aos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios de Água Branca, Imaculada e Juru que proíbam, por meio de ato normativo próprio, a realização de eventos de massa de fim de ano que gerem aglomeração de pessoas. Os gestores têm 24 horas para comunicar ao Ministério Público o acatamento ou não da recomendação conjunta.

O objetivo dos Ministérios Públicos é diminuir a disseminação do novo coronavírus, causador da doença covid-19. As três cidades fazem parte da 3ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, cuja ocupação de leitos hospitalares (UTI adulto) está em 80%.

No documento, encaminhado nesta quinta-feira (17/12), o MPF e o MPPB recomendaram que, com exceção de eventos estritamente familiares, sejam proibidas festas abertas ou semiabertas em bares, ruas, granjas e outros locais públicos ou privados que promovam aglomeração.

Os MPs recomendaram ainda que sejam adotadas imediatamente providências cabíveis para intensificar a fiscalização, autuação e interdição de todos os eventos e atividades em desacordo com a legislação pertinente.

Em reunião realizada no último dia 10 com prefeitos e secretários de Saúde da região do Cariri paraibano e representantes da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), para tratar sobre temas relacionados ao enfrentamento da covid-19, membros do MPF, MPPB e MPT manifestaram preocupação com a atual situação sanitária, diante da progressão de casos novos, requerendo, na oportunidade, a adoção de providências com relação aos eventos, que estavam ocorrendo em completa afronta à legislação pertinente. Ainda na reunião, a própria secretária de Saúde de Água Branca destacou a dificuldade de conseguir leitos para transferência de pacientes do município.

Decreto

O MPF reforça que o Decreto Estadual 40.304, de 12 de junho de 2020, estabelece que eventos de massa somente deverão ocorrer quando os municípios atingirem os parâmetros de classificação da bandeira verde, o que não é o caso dos municípios recomendados. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estabelece, inclusive, protocolo para as festividades de fim de ano.

Acatamento

O Ministério Público Federal e o Ministério Público da Paraíba emitiram ontem (16) a mesma recomendação aos municípios de Prata, Sumé e Monteiro, no Cariri do estado. Os gestores informaram nesta quinta-feira (17) que acataram as medidas recomendadas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma