Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“VIII Dia D” vai ser Digital!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nos próximos dias 24, 25 e 26 deste mês, acontecerá a 8ª Edição do já tradicional “Dia D” da Fazenda Carnaúba, localizada no município de Taperoá, Paraíba. Desde 2013, o evento reúne empresários, criadores, expositores e pesquisadores da agricultura e pecuária do semiárido nordestino, gerando negócios, trocas de experiências e com o apoio do SEBRAE, promovendo também capacitações profissionais e atividades relacionadas ao agronegócio. Segundo, os organizadores, “o Dia D dá visibilidade e estima a tradição e continuidade rural da população da região”. Este ano, devido à pandemia do “Covid-19” e priorizando a saúde do público, o evento terá uma grande inovação: Será Digital! Transmitido pela Internet, o Dia D online aumentará exponencialmente o público e abrangência geográfica (agora mundial), propiciando assim, oportunidade para que milhares de pessoas possam participar deste importante encontro do agronegócio brasileiro. Mais informações no endereço: https://fazendacarnauba.com/dia-d/

Inaugurado o COPE

No dia 23 do mês passado, foi inaugurado o COPE – Centro de Operações Espaciais. Sediado em Brasília, Distrito Federal, o COPE será responsável “pelo monitoramento e controle dos satélites brasileiros, especialmente do SGDC – Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, utilizado pelas Forças Armadas (Exército, Força Aérea e Marinha) para uso militar (comunicações e inteligência) e em algumas aplicações demandadas por entidades civis, como o acesso a Internet em regiões remotas. O SGDC é o “único satélite brasileiro com capacidade de fornecer conexão de Internet banda larga de alta velocidade em qualquer parte do território nacional”. A instalação também vai também “atender e gerenciar, outros satélites geoestacionários e de baixa órbita” utilizados pelo Brasil, otimizando assim, os recursos de pessoal técnico e financeiros. Segundo autoridades do Ministério da Defesa, o COPE “coordenará todas as atividades que façam uso de constelações de sistemas espaciais, oferecendo serviços de cunho militar e civil, nas áreas de comunicações, observação, mapeamento de informações, posicionamento e monitoramento espacial”.

Cyber War

Nas últimas semanas a imprensa internacional tem trazido matérias sobre o conflito fronteiriço entre a Índia e a China, em torno da região de Ladakh disputada pelos dois países desde o final dos anos cinquenta, do século passado. Além do confronto militar “tradicional” (infelizmente com vitimas fatais de soldados dos dois lados), outro tipo de confronto vem acontecendo e se intensificando. Segundo matéria publicada no jornal indiano The Indian Express (www.indianexpress.com) uma “Guerra Cibernética” (Cyber War) que é travada no ambiente da Internet (espaço cibernético), tem ocorrido de forma cada vez mais agressiva. De acordo com o jornal, “a China fez mais de 40.000 sondagens cibernéticas em busca de vulnerabilidades no espaço cibernético da Índia, em poucos dias”, particularmente visando “atacar os setores de infraestrutura, de TI (Tecnologia da Informação), financeiro e de comunicações do país”. Vale destacar que esse tipo de ataque, caso tenha sucesso, pode paralisar a economia do oponente e causar danos incalculáveis na sua capacidade de defesa. Este é o novo “modelo de Guerra do Século XXI”.

Cyber War (II)

Como consequência dos “ataques (ou tentativas) cibernéticos” dos chineses, o governo indiano retaliou, proibindo o uso de “cerca de sessenta aplicativos (Apps) chineses” para smartphones, a exemplo do TikTok, Kwai, Baidu, WeChat, Clash of Kings e Weibo. Segundo o Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia, a proibição destes Apps deve-se ao fato de “existirem fortes indícios de envolvimento dos aplicativos, em atividades contra à soberania e segurança do país”. Aliás, a empresa americana Apple, gigante do segmento de smartphones e fabricante do famoso iPhone, já havia acusado o TikTok, de “acessar indevidamente (utilizando-se de uma falha de segurança no sistema operacional iOS do iPhone) os dados de milhões de usuários de seus aparelhos, que usavam o aplicativo chinês”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa