Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura de Paris concede a Lula título de Cidadão Honorário

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Conseul de Paris, o equivalente à Câmara dos Vereadores da capital da França, divulgou nesta quinta-feira (3) que concedeu ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o título de Cidadão Honorário de Paris.

Em comunicado divulgado à imprensa, o órgão afirma que o petista – preso desde abril de 2018 depois de ter sido condenado por corrupção e lavagem de dinheiro – recebe a honraria por sua ligação com a defesa dos direitos humanos.

“O engajamento do presidente Lula por seu trabalho com a redução das desigualdades sociais e econômicas no Brasil permitiu que 30 milhões de brasileiros saíssem da extrema pobreza e tivessem acesso a serviços sociais essenciais”, diz trecho do documento.

Além disso, o comunicado também afirma que o petista foi impedido de concorrer às eleições do ano passado, mesmo sendo o “favorito ao pleito”.

O Consul de Paris relembra que o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), chefes de estado de países da Europa, parlamentares franceses e juristas internacionais denunciaram “inconsistências das evidências trazidas pela promotoria para a prisão de Lula”.

O órgão cita as revelações que vieram à tona com a Vaza Jato, série de reportagens publicada desde junho pelo site The Intercept Brasil. “O jornal investigativo revelou que o juiz autor de sua condenação teria concordado com investigadores da Lava Jato para impedir a candidatura” do ex-presidente.

Faz, ainda, uma citação à tentativa do juiz Rogério Favreto, em julho de 2018, que determinou, durante seu plantão, a soltura de Lula. No dia seguinte, no entanto, a decisão foi derrubada pelo desembargador federal João Pedro Gebran Neto, à época relator da Lava Jato no TRF-4.

O Consul de Paris é presidido pela prefeitura de Paris, atualmente liderada por Anne Hidalgo, do Partido Socialista, que recebeu a ex-presidente Dilma Rousseff, na sede da prefeitura parisiense, há duas semanas.

O título de Cidadão Honorário de Paris é uma honraria dedicada a figuras ao redor do mundo que defendem os direitos humanos. Ao todo, menos de vinte pessoas receberam a honraria desde que o prêmio foi criado em 2001.

Lula é o segundo brasileiro a ser contemplado com o título, ao lado do líder kayapó, Raoni Metuktire, alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro nas últimas semanas. Já foram contemplados nomes como Nelson Mandela e o jornal Charlie Hebdo — alvo de um ataque terrorista em 2015.

Exame

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais