Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paulo Guedes cancela ida à CCJ da Câmara e oposição quer convocar ministro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ministro da Economia, Paulo Guedes, desistiu de comparecer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, nesta terça-feira (26), onde falaria sobre a reforma da Previdência. Guedes já havia confirmado presença, mas mudou de ideia por temer ficar exposto aos questionamentos dos deputados oposicionistas. Oficialmente, o ministério informou que a mudança nos planos se deve à indefinição sobre o relator da proposta (veja nota mais abaixo) e que técnicos da equipe econômica devem substituí-lo. “A ida do ministro da Economia à CCJ será mais produtiva a partir da definição do relator”, informou a assessoria da pasta.

A desistência de Paulo Guedes deve aumentar a tensão no Congresso. Deputados oposicionistas pretendem apresentar na reunião desta tarde um pedido de convocação do ministro. Caso isso ocorra, seu comparecimento à CCJ será obrigatório. Como havia sido convidado, ele tinha a opção de não comparecer. O líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ), está coletando 22 assinaturas para incluir o novo requerimento na pauta da comissão.

“A desistência de Paulo Guedes é muito ruim. Ela deixa clara a insegurança do ministro em relação à proposta do seu governo. Tudo leva a crer que o ministro não está seguro dos números e das projeções que fundamentam a sua reforma da Previdência. A decisão de não vir também impede a Câmara de debater profundamente a proposta e de mostrar alternativas ao governo. Portanto, fugir ao debate nunca é uma boa solução”, afirmou.

Guedes se reuniu pela manhã com os governadores no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal. Eles querem propostas de socorro financeiro por parte do governo federal. O principal tema do encontro foi a revisão do pacto federativo. Mas a reforma da Previdência também estava em discussão.

Em entrevista ao Congresso em Foco publicada ontem, Molon havia dito que a oposição pretendia bombardear o ministro com perguntas sobre os números que embasaram a proposta de reforma. “Esperamos que ele traga os números que usou para justificar a reforma. Até hoje o ministro não tornou esses números públicos”, reclamou o deputado. O presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), disse ao site que só escolherá o relator da proposta quando o clima político melhorar.

Veja a íntegra da nota do Ministério da Economia:

“O Ministério da Economia informa que a equipe técnica e jurídica da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho estará à disposição para representar o ministro Paulo Guedes na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados para esclarecer pontos da PEC 06/2019, nesta terça-feira, 26 de março. A ida do ministro da Economia à CCJ será mais produtiva a partir da definição do relator.”

Congresso em Foco

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Anteriores

vacinacao-contra-a-gripe-para-idosos

Paraíba amplia oferta da vacina contra gripe para toda população

fc7f10f1-5184-41b0-8fae-ca436c6623cc

Camilo Santana lança na Paraíba nesta sexta o programa Pé-de-Meia

joaovivacentro

Governador participa de abertura da Feira de Negócios “Viva o Centro”

PMATIRA (1)

PM vai a Júri por homicídio e tentativa homicídio em pizzaria de João Pessoa

hamburgada (1)

Trabalhadores da Unipão são surpreendidos com ‘hamburgada’ especial

ibgeprefs (1)

Parceria com IBGE torna João Pessoa a 1ª cidade do país a fazer cadastro conjunto de endereços

PM 12bpm

Operação da PM conduz 64 pessoas para delegacias e apreende armas de fogo

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado

Tio Paulo

Caso ‘tio Paulo’: Justiça manda soltar mulher que levou cadáver a banco