Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPPB inspeciona Complexo Penitenciário do Serrotão, em Campina Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba realizou, nesta quarta-feira (6), uma inspeção no Complexo Penitenciário do Serrotão, em Campina Grande, e constatou problemas como superlotação e falta de estrutura. As fiscalizações ocorreram na Penitenciária Padrão de Campina Grande e na Penitenciária Regional Raymundo Asfora, e foram realizadas pela 17° Promotoria de Justiça de João Pessoa e pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap), do MPPB.

Conforme o promotor de Justiça Ricardo José de Medeiros e Silva, da 17° Promotoria de Justiça de João Pessoa, com atribuições na tutela coletiva do sistema prisional e direitos humanos, as inspeções dizem respeito a investigações e diligências realizadas no âmbito do Procedimento Preparatório n°1388/2018 e na Notícia de Fato n°002.2018.016529, que visam apurar, dentre outras questões, informações sobre segurança e estrutura das unidades prisionais da Paraíba.

Durante a inspeção, o MP identificou que, em relação à Penitenciária Padrão de Campina Grande, os principais problemas são a superlotação carcerária, a necessidade de aprimoramento na segurança da unidade prisional e do seu entorno. Quanto à Penitenciária Regional Raymundo Asfora, além das mesmas problemáticas identificadas na unidade anterior, há problemas estruturais na área destinada à cozinha e nas instalações das guaritas.

Já o promotor de Justiça Túlio César Fernandes, membro do Ncap, ressaltou a necessidade do aprimoramento dos equipamentos destinados à segurança das penitenciárias e demonstrou preocupação com as precárias condições das guaritas de todo o complexo. “Estamos fazendo um levantamento de todos os dados inerentes à segurança das principais unidades prisionais do Estado, a fim de estabelecer um panorama acerca das necessidades que aquelas possuem e buscar, junto a Administração Estadual, melhorias para o sistema prisional paraibano”, disse o promotor.

O promotor de Justiça Ricardo José de Medeiros e Silva afirmou ainda que notificará a Secretaria de Administração Penitenciária sobre todas as irregularidades detectadas, bem como instaurará um procedimento extrajudicial para tratar das condições precárias da área destinada ao preparo e manuseio de alimentos da Penitenciária Regional Raymundo Asfora.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel