Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Advogado Felix Araújo Neto defende o monitoramento eletrônico de presos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O advogado criminalista Felix Araújo Neto, doutor em Direito Penal pela Universidade de Granada-Espanha, proferiu palestra durante a programação do Congresso Brasileiro de Direito Penal e Processo Penal, ocorrido em João Pessoa, neste último final de semana. Na oportunidade defendeu o uso de monitoramente eletrônico em presos, nas hipóteses de crimes considerados de menor gravidade, como forma de afastar os efeitos negativos da pena de prisão. Segundo o advogado, “é entendimento generalizado da doutrina penal que a pena de prisão não recupera o condenado. Se trata de uma modalidade de pena que está em decadência, sobretudo porque não alcança a finalidade preventivo-especial (a ressocialização). Ademais, esta forma de punir permite o contágio criminal, corrompe cidadão e estigmatiza o condenado. Sendo assim, não se pode aceitar que alguém receba uma reprimenda estatal e, após cumpri-la, retorne ao meio social ainda pior do que antes”.
 
O monitoramento eletrônico é um método de vigilância e controle de deslocamento de pessoas,
animais ou coisas. A experiência tem sido extremamente positiva no que diz respeito ao uso deste mecanismo em bancos, rodovias e locais públicos, como forma de evitar ou diminuir a violência. Também tem sido exitosa para conhecer as rotas migratórias de pássaros e animais. Entretanto, quando o tema é monitorar pessoas, as opiniões se dividem. Segundo Felix Neto “os países que possuem o monitoramento eletrônico de presos têm comemorado os resultados positivos. Isto porque, este sistema permite restringir a liberdade do cidadão sem afastá-lo do tecido social, facilitando, assim, o seu processo de recuperação”.
 
A palestra foi prestigiada com a presença do Juiz paraibano Bruno Azevedo que foi o primeiro magistrado do Brasil a aplicar o sistema de monitoramento eletrônico em presos, na cidade de Guarabira, através de projeto denominado de “prestação social”. Na oportunidade, o Juiz explicou como funciona o projeto pioneiro de Guarabira, destacando a importância e eficácia da medida, e elogiando a tese defendida pelo advogado.
 
A Paraíba já dispõe de tecnologia suficiente para implantar o monitoramento eletrônico de presos em todo o estado, através da utilização do sistema GPS. Convém destacar que, em caso de rompimento do dispositivo transmissor, a Central de controle vem a ser informada e mensagens automáticas serão enviadas a celulares cadastrados como, por exemplo, o do juiz, do promotor, do diretor da prisão e, até mesmo, o da polícia e do delegado.
 
O Congresso contou com a participação de mais de mil pessoas inscritas, todos os lugares dos Brasil, e tratou sobre temas extremamente atuais e polêmicos, manifestados por vários juristas nacionais, como Luis Flávio Gomes, Rogério Greco, Nestor Távora e Eugênio Pacceli.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta