Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Presidente da Fiep-PB não acredita em “facada” de Paulo Guedes no Sistema S

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O futuro ministro da Economia do presidente eleito Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, disse que pretende “meter a faca” no Sistema S. Para uma plateia de empresários no Rio de Janeiro, o economista disse que, para reduzir os gastos do governo, pode cortar as verbas destinadas ao sistema em até 50%. o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco de Assis Benevides Gadelha, contudo, não acredita que o auxiliar de Bolsonaro vá implementar sua ideia. Ao ParlamentoPB, Buega afirmou que na prática Guedes vai perceber que não há sentido na mudança.

“Nós não acreditamos que isso venha a se consolidar porque quando o ministro fizer uma análise mais apurada já no comando mesmo dos destinos do País, ele vai ver que não é bem assim. O Sistema S tem 740 mil funcionários. Só no nosso SESI/SENAI são quase 4 milhões de alunos. Então, desmanchar tudo isso? E o Sistema S recebe recursos do empresariado, coisa que nada tem a ver com o governo desde que o Senai foi criado na época de Getúlio Vargas em 1942. Os empresários criaram e decidiram bancar e é o empresário que encaminha verbas de sua receita para o Sistema S, é 1% de sua folha de pagamento para o Senai e 1,5% para o Sesi, do mesmo jeito com os outros segmentos do Sistema S. Não acho que seja lógico tirar uma escola criada e mantida pelo empresariado. Vão colocar o dinheiro onde? Tem algo mais importante que a nossa formação de mão de obra e nossa educação? A educação é o que há de mais importante no nosso País!”, disse Buega.

O industrial paraibano ainda afirmou que o futuro ministro deve encaminhar auxiliares para visitar as escolas do Sistema S: “Ele vai encontrar tudo funcionando em qualquer parte do país, com todas as obrigações em dia, pagando fornecedores, servidores em dia e formando gente para o mercado”, resumiu.

Danos na Paraíba

No estado da Paraíba, o impacto da prometida “facada” pode comprometer até 30% dos recursos do SENAI e acabar com mais de 12 mil vagas de cursos técnicos profissionais por ano no estado. Além disso, o corte orçamentário no Sistema S deve promover o possível fechamento de quatro escolas da instituição de formação profissional dos paraibanos.

No SESI, quase de oito mil estudantes do ensino básico e de educação de jovens e adultos podem perder a oportunidade de estudar porque duas escolas de formação profissional da educação básica da instituição podem ser fechadas no estado.

Além disso, o desemprego deve aumentar na Paraíba porque os cortes orçamentários no Sistema S, prometidos pelo próximo governo, vão influenciar diretamente na demissão de 275 funcionários do SENAI e SESI paraibanos.

Na prática, o impacto será sentido por todos. No caso de jovens e trabalhadores, os cortes afetariam a principal rede de preparo e qualificação para o mercado de trabalho, com reflexos na capacidade da população de acompanhar a evolução tecnológica das empresas e até de conseguir o primeiro emprego.

“A formação profissional e a capacitação técnica de qualidade aumentam a empregabilidade do trabalhador e, para o jovem, é um importante diferencial para conquistar o primeiro emprego, numa faixa etária em que o desemprego é ainda mais grave que na média. O SENAI prepara uma parcela importante da população para que tenha uma profissão, e alcança e beneficia jovens e trabalhadores que não teriam as mesmas oportunidades pelo sistema educacional”, lembra Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa