Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TCE usa drones e reforça fiscalização de obras públicas na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um marco na fiscalização de obras públicas na Paraíba e no combate às obras inacabadas, que representam hoje uma das principais irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado, quando da apreciação das contas de gestores públicos. O TCE já é vanguarda no sistema de inspeção por Geo-Referenciamento, e recentemente, quando adquiriu um drone. Agora, avança com a novidade de um drone de alta performance, com capacidade para monitorar grandes áreas e perímetros com precisão fotográfica e técnica.

Na manhã desta quinta-feira (25), auditores e técnicos do TCE estiveram com professores do Laboratório de Engenharia de Sistema – Laser, vinculado à UFPB, para conhecer um drone que vem sendo desenvolvido na Paraíba e que tem a capacidade de fornecer informações de imagens e de dados técnicos precisos sobre obras de grande porte. A experiência foi feita na extensão do Canal Acauã/Araçagi, uma obra do Governo do Estado que tem, somente de extensão 25 quilômetros, e que no final levará água da barragem de Acauã, no município de Itatuba, região agreste do Estado, para o Curimataú paraibano.

-Nos interessamos por tudo aquilo que nos traga benefícios e ajude a facilitar o trabalho do Tribunal de Contas na sua missão de fiscalizar. Já estamos na vanguarda do geo-referenciamento e sempre procurando o aperfeiçoamento. A idéia do drone especial, produzido pela UFPB nos atrai, porque, além de estarmos valorizando a academia e os profissionais da Paraíba, estaremos ampliando a tecnologia que nos permite o monitoramento permanente e mais qualidade nos dados técnicos sobre obras públicas em nosso Estado”, disse o presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres Pontes, ao comentar o interesse por mais esse subsídio tecnológico.

O auditor André Agra explicou que essa tecnologia, agora com a possibilidade de aquisição desse drone, quebra um paradigma na engenharia do TCE, no tocante a fiscalização regional. “Agrega valor, não só em termos de eficiência, no que diz respeito à economia da máquina pública, especificamente na redução de custo”.

O professor e engenheiro da UFPB, coordenador do Laser, Alisson Brito, a probabilidade de avanços numa parceria com o TCE é grande porque, além contribuir com a fiscalização pública, permitirá mais economia ao órgão fiscalizador, porque trará mais qualidade e custo. O auditor Júlio Uchoa, do Departamento de Engenharia do Tribunal também avalia a qualidade e o custo benefício com a utilização do drone. Ele atestou a apresentação que foi feita. “Atende muito bem às necessidades do TCE”, disse.

 Apresentação – Os técnicos do TCE acompanharam a apresentação do drone na barragem de contenção das águas da Acauã, onde inicia o canal de Araçagi. O equipamento foi desenvolvido em forma de aeroplano e iniciou o trabalho com decolagem, que é feita numa superfície plana e contrária ao vento. Logo toma a altura de 90m e segue a programação previamente adaptada por automação, nesse caso, prevista para 9 km. É acoplado de câmara para fotos e filmagem. Os dados são repassados ao programa específico e adaptados tecnicamente para o georeferenciamento.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas