Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Governo presta homenagem à memória de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado realizou na manhã de hoje eventos em memória do presidente João Pessoa, falecido em 26 de julho de 1930.  ele governou a Paraíba de 1928 a 1930. As homenagens  tiveram início às 9 horas com uma Missa na Igreja da misericórdia, centro da capital. O vice-governador Luciano Cartaxo, representando o governador José Maranhão, fez a 1ª Leitura da Missa. O Monsenhor Edinaldo Araújo, da Paróquia Santíssima Trindade, no Valentina Figueiredo, presidiu a Missa que teve a concelebração do Monsenhor Nilson Nunes, e do padre Assis. Antes do Evangelho Monsenhor Edinaldo fez referências à importância política e histórica de João Pessoa para o Estado da Paraíba e enalteceu suas qualidades. A vice-presidente da Funesc e cantora lírica, Ana Gouveia, encerrou a missa com uma oração.

O vice-governador Luciano Cartaxo, destacou que João Pessoa está na memória dos paraibanos porque trata-se de uma história forte, escrita com sangue e que faz parte da nossa Paraíba e o Governo do Estado tem esse papel de não só preservar mas também valorizar cada vez mais a nossa história. “Esse é um momento de reflexão para todos nós e o Governo homenageia a Paraíba ao homenagear João Pessoa”, revelou.

Em pronunciamento na Praça João Pessoa, representando a família, o jornalista Abelardo Jurema sugeriu que o Governo da Paraíba, no próximo ano, nos 80 anos de morte de João Pessoa, programe um evento que marque sua trajetória também junto aos estudantes nas escolas públicas e privadas.

O vice-governador Luciano Cartaxo, em discurso, referendou a proposta de Abelardo e comunicou que apresentará a sugestão da família ao governador José Maranhão para que em 2010 os 80 anos de morte de João Pessoa provoque amplo debate.

O historiador e escritor, Wellington Aguiar, revelou que há 19 anos se pronuncia sobre a memória de João Pessoa no ato cívico da praça. Neste domingo, citou várias passagens da vida do ex-presidente da Paraíba publicadas em seu livro João Pessoa – O Reformador. A obra tem 350 páginas.

Dezenas de familiares de João Pessoa, autoridades e populares, participaram da missa que teve acompanhamento musical do Grupo da Paróquia do Valentina de Figueiredo e da Banda de Música da Polícia Militar. O sobrinho-neto de João Pessoa, Fernando Pessoa de Aquino, revelou que o presidente da Paraíba foi um homem honrado, e grande administrador. Um outro sobrinho-neto, o jornalista Abelardo Jurema, afirmou que a família sempre fica comovida pelas homenagens mesmo passados 79 anos de sua morte. Disse que João Pessoa não é esquecido pela coragem que ele teve, pela importância histórica e perfil reformador. “Enquanto houver esse sentimento prevalecendo, João Pessoa será imortal, pra sempre”, disse Abelardo.

As homenagens à memória do ex-governador da Paraíba se encerraram ao meio dia com a família depositando no mausoléu, no Palácio da Redenção,  uma coroa de flores enviada pelo governador José Maranhão.

Várias autoridades participaram das comemorações, a exemplo da secretária de Comunicação Institucional, Lena Guimarães, o secretário da Casa Civil, Élson Pessoa de Carvalho, o secretário de Esportes, coronel Francisco, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carvalho, o deputado estadual João Gonçalves, representante da Assembléia Legislativa, a presidente da Fundação Casa de José Américo, Letícia Maia, dentre outras personalidades.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

cachorro marley resgatado galo na cabeca

Cachorro é resgatado com “galo” na cabeça e tutora faz campanha para custear internação

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada_

Polícia Federal se reúne com organizadores do São João em Campina para discutir segurança privada

panta

Auditoria do TCE-PB dá parecer sobre São João de Santa Rita e Prefeitura diz que festa está mantida

Nível das águas do Guaíba continua em queda FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Nível das águas do Guaíba, no Rio Grande do Sul, continua em queda

computador estudos FOTO Pixabay

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

giuceliaazul

Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB, lança candidatura a conselheira federal e promete transformação

dinheiro_real FOTO Pixabay

Adolescente confessa envolvimento em roubo de R$ 20 mil após invasão a obra em João Pessoa

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio FOTO santo andre depressao

Hospital de Heliópolis, em São Paulo, tem princípio de incêndio

viatura policia civil pb FOTO Ascom PCPB

Polícia pende investigados por roubos a político, comerciantes e proprietários rurais em Mamanguape

Luciano Cartaxo 2

Ex-prefeito Luciano Cartaxo é internado em João Pessoa