Vereador apresenta projeto que institui política de ciência e tecnologia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vereador Lucas Ribeiro (Progressistas) apresentou na tarde desta quinta-feira, 12, durante reunião no plenário da Câmara de Campina Grande, o projeto de lei que institui a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A matéria foi detalhada a vereadores, imprensa e especialistas do segmento, com presença de representantes das universidades públicas e privadas e instituições ligadas à ciência e tecnologia na cidade.

De acordo com Lucas, a intenção foi tornar público o projeto antes de sua votação no poder legislativo municipal, tendo em vista que a intenção do parlamentar, desde o início da elaboração da matéria, é que a futura lei seja produzida a partir de uma ampla discussão com o setor. Por isso, além de uma audiência pública para debater o tema, toda a construção do projeto se deu com vasta colaboração de especialistas, inclusive na formatação do texto que será apreciado pela Câmara.

“Eu acredito que a forma como esse processo foi desenvolvido fortalece a propositura, porque se trata de uma matéria que expressa a experiência e as perspectivas de um segmento que tem um papel importante, papel este que pode e deve ser otimizado, exatamente o que pretendemos fazer a partir do estabelecimento de uma Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, explicou Lucas Ribeiro.

Sobre a lei, o vereador explicou que se trata de um marco legal necessário. “Todas as cidades que têm um potencial em ciência e tecnologia precisam de uma lei para que o poder executivo atue efetivamente, fomentando o desenvolvimento desse potencial. Campina, apesar de ser uma cidade que respira ciência e tecnologia, ainda não tem essa lei, uma lacuna que agora será preenchida”, disse ele.

Representantes de instituições e especialistas na matéria também ressaltaram a importância do projeto, que deverá ampliar as ações voltadas para o estímulo ao setor e a realização de pesquisa aplicada, um trabalho que se volta, inclusive, para a identificação de respostas às demandas do cotidiano da população. Segundo esses especialistas, Campina Grande possui um potencial ainda não explorado e a maximização desse trabalho terá reflexo positivo em todas as áreas da cidade. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Publicado edital do concurso da UFPB com 116 vagas e salários de mais de R$ 4,5 mil

Anteriores

Crossfit

Projeto em tramitação na Assembleia institui Dia Estadual do Crossfit na PB

Rossandro Klinjey

Fraternidade Sem Fronteiras realiza encontro em João Pessoa com grandes nomes e programação cultural

Kamala e Trump

Americanos vão às urnas hoje para decidir sobre Kamala ou Trump

Programa Eu Posso

Programa ‘Eu Posso’ abre hoje novas inscrições para 120 empreendedores

Imagem do WhatsApp de 2024-11-05 à(s) 07.23.57_e8b84ee1

Na Hora H, Sérgio Queiroz revela desejo pelo Senado e aposta em “mistério das duas vagas”

suspeitodccpat

Homem é preso por participação em roubo de fios de cobre da Cagepa

negodeguri

Ex-prefeito de Teixeira e assessora são condenados por associação criminosa e fraude

título de eleitor digital,e-Título

Justiça Eleitoral reabre Cadastro Eleitoral nesta terça

Novembro-Azul-01

Secretaria de Saúde de João Pessoa realiza ações de prevenção e promoção à saúde do homem

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

Pleno do TJPB realiza sessão nesta terça-feira para escolha de novos desembargadores