Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Trabalho Infantil deve ser combatido por toda a sociedade, diz vereador

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nesta quarta-feira, 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), membro da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), destaca a união de forças contra a exploração do trabalho infantil e a violação de direitos.

A data foi instituída mundialmente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Federal 11.542/2007. Em João Pessoa, o mandato do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) e a ONG Cicovi, da qual é presidente-fundador, também estão na luta pela defesa, proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

“Cada vez mais é preciso dizer não ao trabalho infantil. Lugar de criança é na escola! Toda a sociedade deve se engajar nesta causa, pois muitas crianças e adolescentes ainda são vítimas desta prática tão nefasta e prejudicial, inclusive na Paraíba. Acredito que a união de forças – governamentais, não-governamentais, jurídicas, políticas, públicas e privadas – é fundamental para reduzir ou acabar com este problema”, disse Marmuthe.

No Brasil, mais de 2,4 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, são vítimas do trabalho precoce. Desses, cerca de 60 mil estão na Paraíba, segundo dados do IBGE/Pnad 2016. Além de ter parte da infância perdida, meninas e meninos entram em uma estatística ainda mais grave: a cada dia, pelo menos 11 crianças se acidentam trabalhando, e parte delas sofrem mutilações, marcas que ficarão para toda a vida. Por isso, é fundamental denunciar esta violação de direitos às autoridades, através de serviços como o Disque 100.

Neste contexto, é importante destacar também o papel das organizações não-governamentais nesta luta em defesa da infância. A ONG Cicovi, por exemplo, realiza um brilhante trabalho social com centenas de crianças e adolescentes, desde 2009. Faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e participa ativamente das redes e fóruns de proteção e assistência infantil na capital paraibana.

“Quero parabenizar a Prefeitura de João Pessoa pelo fortalecimento da Política Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, dos conselhos tutelares, e da Rede Municipal de Educação. O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) é outra instituição que tem sido fundamental para ampliar a conscientização e o combate à exploração do trabalho infantil em nosso Estado. Juntos nesta luta, alcançaremos resultados ainda melhores”, finalizou Marmuthe.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230