Segurança: Sedurb organiza fiscalização da estrutura da Festa das Neves

Para garantir a segurança da população e dos comerciantes na Festa das Neves deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vai ser rigorosa na fiscalização de itens de segurança dos parques de diversão. Nesta terça-feira (23), uma reunião na sede da Sedurb, no Centro Administrativo Municipal (Cam), em Água Fria, que contou com a participação de várias secretárias da Gestão Municipal, além do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) e Corpo de Bombeiros, definiu medidas e procedimentos para serem adotados antes e durante os dez dias do evento. Na sexta-feira (26), as equipes da Sedurb e demais órgãos envolvidos vão realizar uma vistoria para verificar as condições de segurança da estrutura.

A primeira medida é criar uma verdadeira ‘força tarefa’ com a participação dos órgãos que participaram da reunião desta terça-feira (23) para atuar em conjunto, fiscalizando documentos de licença, condição dos equipamentos e da área onde toda a estrutura será montada. Os proprietários de parques de diversão poderão montar os seus equipamentos já a partir desta quarta feira (24). O evento terá início no próximo dia 27 e se estende até o dia 5 de agosto, aniversário da Capital.

Essa é a primeira vez que são adotadas estratégias de prevenção e segurança entre os órgãos envolvidos na Festa das Neves para tratar, com antecedência e exclusivamente do evento, como destaca Zennedy Bezerra, secretário da Sedurb. “Queremos que seja uma bela Festa das Neves, com segurança para todos que vão participar. É muito bom ter esse diálogo, mostrar para os donos de parque a importância dos itens de segurança, não ter fios expostos, brinquedos enferrujados. E contar com apoio do Crea, do Corpo de Bombeiros nesse processo é fundamental”, afirmou.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Thiago Montezuma, também avaliou positivamente o encontro. Durante a reunião ele conversou com donos de parques de diversão, sobre dúvidas quanto à elaboração de projetos que devem conter medidas de segurança. “Nós temos algumas normas técnicas com relação à segurança contra incêndio e acidentes envolvendo grandes públicos, com medidas para saídas de emergência, controles de pânico. Muito importante esse contato com os donos de parque, para que tudo saia dentro das melhores condições, tanto para eles como da população”, pontuou.

Além da Sedurb, Crea-PB e Corpo de Bombeiros, fazem parte dessa Força Tarefa a Defesa Civil, Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Infraestrutura (Seinfra) e Guarda Municipal. Entre os donos de parque a avaliação também foi positiva. Gilmar Chaves trabalha há vinte anos com brinquedos na Festa das Neves, ele ressaltou a importância da iniciativa pioneira dos órgãos trabalharem em conjunto. “Pela primeira vez a gente vê um envolvimento como esse. É bom porque prevê a segurança de todos. Eu acredito que vai acontecer tudo dentro do combinado”, afirmou.

Comentários