A abertura dos festejos juninos de Bananeiras será às 19h desta quinta-feira, 20, no pátio da Escola Emília de Oliveira Neves, um dos cartões postais no Brejo paraibano. A programação será iniciada com o espetáculo teatral, Jackson do pandeiro – assim que se faz o Ritmo. A peça é fruto da Escola Municipal de Artes EMAB que já faz parte do calendário do São João de Bananeiras.
A peça escrita por Valter Araújo conta a história do multiartista Jackson do Pandeiro e um pouco da sua história de forma irreverente, envolvendo dança e teatro com elementos típicos da região e da trajetória do artista, que esse ano comemora seu centenário fazendo parte das comemorações do Estado.
Muita pesquisa e entrevistas montam o roteiro de forma lúdica. “É uma peça que traz a comédia, apesar de conter momentos tristes, de uma forma leve. Retratei muito as palhaçadas de Jackson, que fazia piada até nos momentos difíceis. Agarrei-me aos pequenos detalhes de sua família e busquei trazer muito do cotidiano do Nordeste, das cidades pequenas de interior. Vai ser uma peça muito animada”, disse o autor.
Além do espetáculo, a abertura da Sala de Reboco promete muito forró ao som da banda Ripa na Chulipa que anima a noite dos forrozeiros. O São João de Bananeiras acontece no estilo tradicional pé de serra, do dia 20 a 23 de junho.