Santiago e Cícero farão parte da Mesa Diretora do Senado

Com 71 votos favoráveis, um voto contrário e uma abstenção, os senadores elegeram no final da tarde desta terça-feira (1º) os membros titulares que comporão a Mesa do Senado no biênio 2011-2012. A eleição dos quatro membros suplentes será realizada nesta quarta-feira (2), às 13h.

Entenda como funciona a Mesa do Senado

Conforme acordo firmado entre as lideranças partidárias, foi adotado o critério da proporcionalidade, que leva em conta o tamanho das bancadas dos partidos, e não dos blocos partidários. O acordo não impediu que os dois maiores partidos na Casa, PMDB e PT, abrissem mão de cargos a que teriam direito em favor de outros partidos que compõem o bloco governista.

A 2ª Secretaria seria do PT, pelo critério da proporcionalidade, mas era reivindicada pelo PTB. Acabou ficando com o PR e terá como titular o senador João Ribeiro (TO). O PTB aceitou a 3ª Secretaria, da qual será titular o senador João Vicente Claudino (PI). A 4ª Secretaria seria do PMDB, mas foi cedida ao PP. O PMDB vai ficar com vaga de suplência que era justamente do PP.

Os quatro membros suplentes se revezam na substituição dos titulares das quatro secretarias, começando pelo primeiro suplente.

A formação da Mesa é a seguinte:

1ª Vice-presidência: Marta Suplicy (PT-SP)

2ª Vice-presidência: Wilson Santiago (PMDB-PB)

1ª Secretaria: Cícero Lucena (PSDB-PB)

2ª Secretaria: João Ribeiro (PR-TO)

3ª Secretaria: João Vicente Claudino (PTB-PI)

4ª Secretaria: Ciro Nogueira (PP-PI)

Agência Senado
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.