Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ruy articula sessão especial na AL para debater atrasos no Bolsa Atleta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, está articulando junto à bancada do partido uma sessão especial na Assembleia Legislativa para falar sobre os atrasos no pagamento do programa Bolsa Atleta por parte do Governo do Estado.

Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da Paraíba indica que em 2017 o programa não contou com nenhum investimento e que os atletas ainda precisam receber parcelas referentes a anos anteriores.

“Serão convocados representantes do Governo do Estado, da Secretaria de Esportes, do TCE, e os próprios atletas que têm sido prejudicados com a descontinuidade deste pagamento”, adianta Ruy. Ele conversou pessoalmente com a deputada Camila Toscano (PSDB), que coordena os trabalhos, para acertar detalhes da sessão, ainda sem data marcada.

Na última semana, a deputada também protocolou um pedido de informações direcionado ao secretário estadual de Juventude, Esporte e Lazer, Marcos Nóbrega, para que se possa esclarecer a descontinuidade no pagamento, os motivos da redução no número de atletas beneficiados e qual o prazo de regularização dos repasses (Veja documento ao lado).

A deputada Camila Toscano diz que a sessão especial dará oportunidade para que não só o Governo do Estado possa explicar a ausência de incentivo ao esporte paraibano, mas para que os atletas e representantes de federações possam expor todas as dificuldades por que têm passado para treinar e competir.

“O esporte muda vidas, forma o cidadão e dá exemplo para a juventude. Os atletas precisam ser respeitados e acompanhados e não apenas servir para fotos oficiais quando, com muita luta, conseguem trazer medalhas para o nosso Estado”, afirma a parlamentar.

Bolsa Atleta já funcionou – Em 2008, quando estava à frente da Sejel, Ruy Carneiro aprimorou o Bolsa Atleta através da Lei 8.481 e do Decreto 29.053. O novo projeto criou Bolsas Estudantis, Bolsas Institucionais, Rendimento Nacional e Rendimento Internacional. O atleta deveria se inscrever no programa pleiteando benefício específico e comprovar, frequentemente, seus resultados nas competições disputadas. Em 2007, o número de desportistas atendidos pelo Bolsa Atleta na Paraíba era de 288. O projeto de Ruy Carneiro elevou esse número em 52,4% – em 2009, eram 439 contemplados. Hoje, este número não deve chegar aos 300 beneficiados.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023