Romero decreta calamidade pública em Campina Grande por falta d´água

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito Romero Rodrigues reuniu parte de sua equipe, na manhã desta quinta-feira, 21, na Central de Abastecimento Farmacêutico, na Avenida Noujain Habbib, no Catolé. O principal objetivo do encontro de trabalho, que contou também com a participação do vice-prefeito Enivaldo Ribeiro, foi a definição de uma série de ações emergenciais, no âmbito do Município, para minimizar o problema causado pelo colapso no abastecimento d´água em Campina Grande, desde a última sexta-feira, 15.

Entre as principais medidas anunciadas pelo prefeito na reunião destaca-se a confecção de um decreto de calamidade pública no Município. Por força do instrumento legal, a Prefeitura pode adquirir bens e serviços sem as amarras burocráticas de um processo licitatório que, em média, leva 60 dias. De imediato, Romero Rodrigues autorizou a aquisição de 10 mil botijões de água, que serão distribuídos nas redes de educação, saúde e assistência social da Prefeitura.

“O objetivo é garantir, emergencialmente, água potável para a população, através das unidades escolares, de creches e CRAS”, explicou o prefeito campinense, observando que, ao mesmo tempo, determinou a contratação imediata de 30 carros-pipa para abastecimento dos setores mais críticos da cidade. Hospitais terão prioridade. Segundo ele, embora a responsabilidade institucional e operacional seja da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a Prefeitura não se omitirá de dar sua contribuição diante da situação de caos criada pelo colapso no abastecimento.

Além dos 30 veículos contratados, a Prefeitura intensificará o trabalho nos sete carros-pipa que já possui e conseguiu, a partir do gesto de solidariedade do Exército, mais dois caminhões para reforçar a tropa de contingência. O comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, de Campina Grande, participou da reunião, na companhia do capitão Xavier, oficial responsável por esse tipo de logística.

Por força decreto assinado pelo prefeito Romero, além dos poços que pertencem à Prefeitura – dois no Parque do Povo e outros no Parque da Liberdade no Distrito dos Mecânicos -, até mesmo aqueles de caráter privado passam também a ser fontes de abastecimento para a população. “Água é um bem universal, portanto todos estão convocados a participar desse esforço”, ressaltou Romero.

Palestra em Curitiba

No ínicio da tarde desta quinta, o prefeito Romero Rodrigues embarca para Curitiba (PR), onde participará, como palestrante-convidado, do II Congresso Mundial Smart City Expo. Nesta sexta-feira, ele fará uma palestra no evento sobre o Projeto Minha Árvore, da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). O congresso reúne 6 mil profissionais de todo o Brasil e exterior, que apresentação, debaterão e projetarão iniciativas e soluções criativas para as cidades.

Mesmo com o compromisso em Curitiba, Romero deixou um comitê para gerenciar e implementar as medidas definidas na reunião com sua equipe. O vice-prefeito Enivaldo Ribeiro ficará na supervisão direta das medidas e o secretário Geraldo Nobre, da Sesuma, atua como coordenador operacional.

Participaram da reunião com o prefeito os secretários Diogo Flávio Lyra Batista (Gabinete), Geraldo Nobre (Sesuma), Luzia Pinto (Saúde), Iolanda Barbosa (Educação), Fábio Agra Medeiros (Agricultura), Joab Pachêco (Finanças), o procurador geral do Município, José Mariz, e o coordenador de Comunicação, Marcos Alfredo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa