Começamos a semana com uma definição em torno da eleição da Assembleia. Os Republicanos se reuniram ontem e bateram o martelo sobre o impasse interno em torno de quem disputaria o primeiro biênio para a presidência da Casa Epitácio Pessoa. Entre Wilson Filho e Branco Mendes, deu Branco Mendes.
O partido emitiu uma nota muito breve ontem à tarde resumindo que a decisão foi consensual e que o nome de Branco Mendes foi levado ao conhecimento do governador para contar com o apoio dele na disputa pelo comando do legislativo estadual.
Isso tudo foi acompanhado de fotos. Num Primeiro momento, da reunião dos deputados do partido – os oito estaduais (Além de Branco, Adriano Galdino e Wilson, o partido tem ainda Daniele do Vale, Jutay Menezes, Márcio Roberto e Chica Motta) – e três federais – Hugo Mota, Wilson Santiago e Murilo Galdino.
No segundo momento, o presidente do partido, Hugo Mota e os candidatos à presidência da ALPB foram ao encontro do governador João Azevedo. A nota do partido diz que foi feafirmado o compromisso de trabalhar junto ao Governo Estadual em defesa dos interesses da Paraíba, e que os nomes foram apresentados a João, contando com o seu apoio.
Ontem à noite eu falei com Branco Mendes e ele disse que Wilson Filho aceitou recuar em nome da unidade do partido e que a escolha se deu sem crise.
Assim, os Republicanos já arrumaram a casa para agora manterem os apoios que já dizem ter de 27 deputados para confirmar Branco mendes como presidente no primeiro biênio e Adriano como dirigente da Casa no segundo.
Quanto a João, o governador disse que não se envolveria na disputa, mas tem sido procurado por todos os candidatos da base em busca de aval para conseguir a cobiçada cadeira de presidente da Casa Epitácio Pessoa.
Os favoritos de fato são os Republicanos. Os mais experientes também.
Hugo Motta, presidente do partido, apesar de ser jovem ,tem 33 anos, é considerado como um dos políticos mais sagazes da Paraíba.
Numa bolsa de apostas, a dobradinha republicana seria a lógica. Mas, política nem sempre segue a lógica.
Particularmente, acho difícil que Branco e Adriano tenham realmente 27 votos garantidos a preço de hoje. Existem 27 deputados que disseram que votariam neles e assinaram uma lista. Isso é um sinalizador, mas a quase três meses da eleição da mesa da ALPB, que acontecerá no dia 1º de fevereiro de 2023, muita gente pode encontrar desculpas para migrar caso outro candidato consiga se mostrar mais viável. Como se diz no controverso provérbio das redes sociais, é raro, mas acontece com frequência.