Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Registro de 1 morte autoprovocada a cada 34 horas faz MPPB lançar campanha de conscientização

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba está engajado no ‘Setembro Amarelo’, uma campanha internacional para conscientização e prevenção do suicídio. Na Paraíba, o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM/SES), registra uma morte autoprovocada intencionalmente, a cada 34 horas. Diante disso, o Núcleo de Políticas Públicas do MPPB e a Promotoria de Justiça de Defesa de Defesa da Saúde de João Pessoa vão lançar, oficialmente, a campanha com o tema “Vamos falar da Vida”, na próxima terça-feira (28), às 13h30, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro da Capital.

O procurador de Justiça, Valberto Cosme de Lira, coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, explicou que os dados do Ministério da Saúde revelam um número assustador de suicídios. “Isso nos alertou e, por iniciativa da promotora Jovana Tabosa, entendemos por bem atuar em duas frentes: na adesão à campanha de conscientização e na criação de um fórum interinstitucional e intersetorial para pensar ações e projetos de esclarecimento e prevenção ao suicídio”, disse.

“O fenômeno do suicídio é uma questão de saúde pública e as ações ministeriais devem se voltar à sua prevenção e posvenção, também”, afirmou a 2ª promotora de Justiça da Saúde, Jovana Maria Silva Tabosa, acrescentando que é preciso quebrar os tabus que envolvem essa temática, falando sobre o suicídio e efetivando ações de prevenção, que durem o ano inteiro e não somente no Setembro Amarelo.

Programação

O evento de lançamento vai contar com a participação de representantes do MPPB e dos órgãos parceiros (Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público Federal, secretarias de Saúde do Município de João Pessoa e do Estado da Paraíba, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Psicologia e Corpo de Bombeiros), que já integram o grupo de trabalho sobre o suicídio, instalado no âmbito do Núcleo de Políticas Públicas. O lançamento da campanha é aberto a toda a sociedade.

Está programado um painel com os médicos Alfredo Minervino, vice-Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, e José Brasileiro Dourado Júnior, presidente da Associação Paraibana de Psiquiatria; Andressa Coutinho, procuradora do Trabalho; André Fagundes, coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV-JP). Logo após, será aberto um debate.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria