Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Raoni entra com Mandado de Segurança para que inadimplentes possam votar nas eleições da OAB-PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O advogado Raoni Vita, pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), entrou com um Mandado de Segurança, com pedido de liminar, contra a referida entidade para que seja garantido o direito ao voto dos advogados e advogadas inadimplentes, nas eleições da Ordem desse ano. Para Raoni, a decisão de limitar a votação apenas aos profissionais que estão em dia com a entidade, além de ilegal, demonstra tamanha insensibilidade com o período de pandemia e de crise pelo qual passam muitos escritórios paraibanos.

“Estamos vivenciando uma situação totalmente atípica. Uma pesquisa realizada pela Fundação Arcadas mostrou que, para 60,7% dos profissionais da advocacia, a dificuldade financeira foi o principal problema enfrentado durante a pandemia. Outro estudo realizado pelo Grupo Trab21, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), revelou que 71% dos profissionais da advocacia sofreram com a diminuição de salário, sendo que dois a cada cinco trabalhadores do setor foram demitidos. Não há como desconsiderar esse cenário no processo eleitoral desse ano”, considerou.

Raoni esclareceu ainda que a Lei Federal nº 8.906/1994, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil, não traz qualquer restrição ao voto dos advogados que estejam inadimplentes com a Ordem. Em seu artigo 63, a norma traz que “a eleição dos membros de todos os órgãos da OAB será realizada na segunda quinzena do mês de novembro, do último ano do mandato, mediante cédula única e votação direta dos advogados regularmente inscritos”.

E ressalta no caput e parágrafo 1º que “a eleição, na forma e segundo os critérios e procedimentos estabelecidos no regulamento geral, é de comparecimento obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB”.

“Em síntese, a Lei Federal nº 8.906/94, exige como requisito para o exercício do voto apenas a situação de ter inscrição na OAB, nada dispondo sobre questão financeira, que, no atual cenário, ainda que não houvesse ilegalidade, deveria ser relativizada, em razão das consequências trazidas com a pandemia”, aponta o texto do Mandato de Segurança impetrado junto à Justiça Federal.

Cenário de dificuldades

Raoni Vita lamentou que o atual presidente da entidade, Paulo Maia, tenha se valido de uma ato ilegal, ao emitir a Resolução de nº 09/2021, limitando a participação dos profissionais de advocacia do estado no processo livre e democrático para a escolha de seus representantes. Ele ressalta que o fato se torna ainda mais grave mediante a delicada situação financeira que se encontram muitos profissionais na advocacia paraibana.

“Ora, a própria OAB-PB emitiu nota reconhecendo o cenário de dificuldades, quando informou que há uma inadimplência em um percentual de 58%, ou seja, mais da metade dos advogados regularmente inscritos na entidade. Fato que, por si só, já compromete a escolha representativa da Ordem, visto que mais da metade dos profissionais inscritos junto a entidade, ficariam fora do direito de votar”, comentou.

O Mandato de Segurança foi impetrado conjuntamente pelo também advogado José Marconi Gonçalves de Carvalho Júnior, que encontra-se inadimplente e considera-se prejudicado. “Sinto-me usurpado de um direito fundamental na condição de advogado. Não há como assistir a essa ilegalidade proposta pelo atual presidente da OAB e por seu grupo, que está dividido em duas chapas, de forma passiva”, comentou.

A peça é assinada pelos advogados Bruno Lopes de Araújo e Romero Sá Sarmento Dantas de Abrantes.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

STJ determina que plano de saúde não é obrigado a fornecer canabidiol

Anteriores

fp1 (1)

Curtas paraibanos revisitados em duas mostras no Brasil e Estados Unidos

unimedjp_compressed

ALPB discute falta de atendimento de planos de saúde a autistas nesta terça

ruyeppedro

Pedro garante apoio a Ruy e diz que João Pessoa precisa mudar de prefeito

georgesobrado

Presidente da Famup George Coelho será candidato a prefeito de Sobrado pelo PSB

Dinheiro

Prefeitura de Cabedelo oferece isenção de IPTU e ITBI a famílias com imóveis do Minha Casa, Minha Vida

curraldecima (1) (1)

Prefeitura de Curral de Cima nega irregularidades e diz que denúncias são de 2021

daniellacaixa (1)

Com empenho de Daniella Ribeiro, João Pessoa ganha mais uma agência da Caixa

poetasdesusa

Poetas de Sousa lançam coletânea de poesias

Oswaldo. Montenegro (2) (1)

Oswaldo Montenegro faz show com orquestra nesta sexta no Teatro Pedra do Reino

psb1

Candidatos à reeleição, prefeitos de Tavares e São Domingos se filiam ao PSB