Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Projeto na ALPB estabelece “Dia Estadual da Luta contra a Gordofobia” na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Projeto de lei apresentado pelo deputado estadual João Gonçalves, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), institui o “Dia Estadual da Luta contra a Gordofobia”, a ser celebrado anualmente no dia dez de setembro.

O projeto estava na Ordem do Dia de hoje, na Assembleia, para apreciação, mas não houve quórum suficiente e a votação foi adiada. O quórum necessário seria de 19 deputados presentes, até mesmo de maneira remota, mas com poucos parlamentares participando, não teve votação.

De acordo com o projeto, considera-se gordofobia o preconceito, a repulsa ou a discriminação social, política e econômica praticada contra a pessoa gorda.

No Dia Estadual da Luta contra à Gordofobia, 10 de setembro, a sociedade civil e o poder público deverão promover ações, campanhas, seminários, fóruns e palestras de conscientização e enfrentamento à gordofobia.”

A data instituída no projeto passa a fazer do Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba.

“Tudo que escapa ao padrão de beleza de um determinado local é visto com preconceito. Daí surge a gordofobia, neologismo criado para se referir ao desprezo por pessoas gordas, distantes do ideal magro e longilíneo. Isso é mais grave do que imaginamos. Muitas vezes, a pessoa gorda sofre com a gordofobia, que é disfarçada em brincadeiras e nem percebe que está sofrendo uma discriminação, entre amigos e familiares”, diz João Gonçalves ao justificar o projeto.

Ele ressalta ainda que a “gordofobia promove dor, medo e adoece grande parcela da população, trazendo consigo a desinformação, além de diversos outros problemas sociais correlatos”.

Segundo ele, a instituição da data é o primeiro passo no sentido de promover o bem-estar social e a qualidade de vida de milhares de paraibanos. “Para enfrentar o preconceito e promover a saúde da população são necessárias políticas públicas de educação, de melhorias na formação dos profissionais de saúde, de adaptação na infraestrutura de estabelecimentos hospitalares (rampas, elevadores, cadeiras, macas, etc.) e de incentivo às pesquisas para buscar tratamentos e entender melhor as causas da obesidade, bem como a promoção de eventos, seminários, palestras em escolas, rodas de conversa, eventos de moda como desfiles e concursos, ajudam a conquistar direitos e políticas públicas que fazem a luta avançar pouco a pouco e orientar toda a sociedade. Iniciativas como essas são fundamentais para dar visibilidade à questão. Esta luta também é dos direitos humanos, e pedimos ao poder público que abrace essa causa”, completa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais