Está em tramitação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um projeto de lei, de autoria do deputado Michel Henrique, que institui no Estado o Dia Estadual do Crossfit, que será comemorado anualmente no dia 28 de janeiro.
A data comemorativa é destinada a incluir a modalidade como esporte de competição no âmbito na Paraíba.
Ao justificar o projeto, o deputado Michel Henrique ressalta os benefícios à saúde que o crossfit proporciona. “Os benefícios do crossfit são diversos. A prática regular pode levar a um aumento do condicionamento cardiovascular, ganho de massa muscular, aumento da força e resistência, melhora da flexibilidade e da agilidade. Além disso, o crossfit também promove a liberação de endorfinas e outros hormônios relacionados ao bem-estar, o que pode contribuir para a saúde mental e a sensação de satisfação”, disse o parlamentar.
Em sua justificativa, o deputado lembra que o Crossfit é uma modalidade esportiva que tem como principal objetivo promover melhorias na capacidade cardiorrespiratória, no condicionamento físico e na resistência muscular. Isso é alcançado através da combinação de exercícios funcionais, que reproduzem movimentos naturais do corpo, com exercícios aeróbicos realizados em alta intensidade. Essa combinação diversificada de movimentos e intensidades cria um programa de treinamento abrangente e desafiador.
Os exercícios funcionais no crossfit podem incluir levantamento de peso, movimentos ginásticos, como flexões e pull-ups, e atividades que envolvem o uso do próprio corpo, como agachamentos e burpees. Esses exercícios são projetados para melhorar a capacidade de realizar tarefas cotidianas de maneira mais eficiente e segura.
“O crossfit se tornou uma prática muito popular em todo o mundo devido aos seus resultados visíveis e ao senso de comunidade que muitos box de crossfit (os locais onde as sessões são realizadas) proporcionam”, disse Michel Henrique.
O parlamentar conclui lembrando que em janeiro desse ano a Paraíba sediou o Dopamina Games, que é considerado um dos maiores festivais da modalidade de crossfit do Nordeste. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da
Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o evento teve dois dias de duração e contou com mais de 700 atletas de vários estados do país.