Projeto de Gervásio propõe garantia de renda para entregadores de aplicativos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Gervásio Maia (PSB), protocolou, ontem (18), o Projeto de Lei Nº 3384/20, com o objetivo de assegurar os direitos básicos dos entregadores de produtos de empresas de aplicativos no período da pandemia.

Para o parlamentar, se faz necessário olhar para esses profissionais, que dobraram a demanda de trabalho durante a pandemia do coronavírus. “Esses profissionais estão se arriscando diariamente desde o início da pandemia. Muitos estão realizando jornadas exaustivas, se expondo ao vírus, sem nenhum tipo de auxílio ou bonificação. É preciso rever essa injustiça urgentemente”, destacou o vice-lider da oposição na Câmara.

De acordo com o projeto, enquanto vigorar o decreto de calamidade pública da Covid-19, as empresas de transporte particular por aplicativos de celular deverão adotar as seguintes determinações:

Garantir aos profissionais motoristas o ressarcimento de uma manutenção anual do veículo cadastrado, no valor correspondente a, no mínimo, R$ 500,00 (quinhentos reais), mediante apresentação de Notas Fiscais;

Assegurar aos profissionais vale – alimentação mensal, no valor mínimo de, R$ 200,00 (duzentos reais) para indenização de despesas com alimentação;

Efetuar o pagamento do valor integral correspondente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), no ato do licenciamento anual, do veículo cadastrado na plataforma de aplicativos para serviços de entrega;

Na hipótese do veículo possuir direito à isenção do pagamento do IPVA, o valor correspondente ao seguro DPVAT deverá ser pago pela empresa junto com o licenciamento anual ou com o serviço de emplacamento do veículo cadastrado.

Ainda de acordo com o PL, fica  “expressamente vedado condicionar o pagamento das despesas de que trata o presente artigo a coparticipação, contribuição ou qualquer forma de desconto na remuneração do entregador, cadastrado na plataforma do serviço de aplicativo para entrega de produtos à domicílio”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa