Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Projeto de Estela Bezerra prevê criação do Vale Gás na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Diante de um quadro de 14 milhões de desempregado, alta taxa de informalidade no trabalho e com os sucessivos aumentos no preço do gás de cozinha (8 vezes só em 2021), é cada vez maior o número de famílias que passaram a substituir o botijão de gás, por fogão a lenha ou uso de álcool, na hora de preparar seu alimento. A consequência disso é o aumento dos casos de pessoas com queimaduras graves e até mortes. Na Paraíba,  projeto de indicação 667/2021, de autoria da deputada estadual Estela Bezerra, propõe que o Governo do estado institua o “Programa Vale Gás”, para as famílias cadastradas no Bolsa Família. O preço médio do botijão de gás na Paraíba está na faixa dos R$ 100.

O objetivo é amenizar a situação de precariedade e desproteção de milhares de famílias, seguindo exemplos de alguns estados, que passaram a lançar benefícios específicos para que elas pudessem comprar ou recarregar os botijões de gás de cozinha.

Para a autora do projeto, essa inciativa é importante e necessária. “Estados como o Maranhão e Ceará saíram na frente por entender que o gás de cozinha é um elemento fundamental para garantia da segurança alimentar. O Brasil hoje contabiliza o maior número de desempregados da nossa história e isso tem impacto principalmente nos bolsões de miséria e de pobreza”, diz Estela.

Além do Maranhão e Ceará, outros estados já adotaram a medida. São eles Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, que assim como o Projeto indicativo aprovado pela ALPB, contemplam as famílias inscritas no Bolsa Família.

No Congresso Nacional, tramitam pelo menos 9 projetos de lei (7 deles de deputados do PT) que criam o vale-gás para a população. Os textos propõem uma tarifa social para famílias de baixa-renda.

Dos projetos apresentados, somente um é de origem do Senado. Além disso, partidos de esquerda representam 90% dos autores das medidas para viabilizar o gás de cozinha para pessoas de baixa-renda.

Estela também aponta sobre o risco de queimaduras das famílias em situação de vulnerabilidade. “O alto custo e aumentos sucessivos do botijão de gás, impacta muitas famílias, obrigando-as a encontrar alternativas mais baratas para garantir a alimentação.  O uso de fogão de lenha e álcool tem causado uma série de acidentes, inclusive incêndios, sobretudo em comunidades mais vulneráveis e isso nós estamos acompanhando também aqui na Paraíba”, afirmou.

Por ser prerrogativa exclusiva do executivo, a deputada entende que o Governo do Estado deve acolher o projeto, “num gesto fundamental para a cidadania, para a segurança alimentar e para a preservação da vida e da saúde das populações mais vulneráveis”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente