Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Presidente do TSE manda retirar notícia que liga líder do PCC a Lula

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou hoje (2) que o site O Antagonista tire do ar uma publicação segundo a qual o líder da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Camacho, o Marcola, teria declarado voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência.

Após analisar pedido da campanha de Lula, Moraes afirmou que a publicação veicula “fato sabidamente inverídico, com grave descontextualização”, com a intenção aparente de vincular o candidato à organização criminosa.

O ministro frisou que o TSE já julgou outros casos em que enfrentou a suposta ligação entre o PCC e Lula, concluindo pela falsidade das informações. Voltar a publicar informações inverídicas sobre o assunto configura “evidente intuito de comprometer a lisura das eleições, tendo em vista a higidez das informações a respeito dos candidatos”, escreveu Moraes.

A publicação foi ontem (1º), com o título “Exclusivo: em interceptação da PF, Marcola declara voto em Lula”. Moraes, porém, concluiu que “a partir da leitura da reportagem, não se constata qualquer declaração de voto de Marcola no candidato Luiz Inácio Lula da Silva”.

“Na verdade, os diálogos transcritos, além de se relacionarem a condições carcerárias, apresentam apenas conotação política, pois retratam suposta discussão de Marcola e outros interlocutores a respeito de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro”, ressaltou Moraes. “Embora o teor dos diálogos revele uma discussão comparativa entre os candidatos, não existe declaração de voto, fato constante no próprio título da notícia”, acrescentou o ministro.

A decisão de Moraes atinge também outros veículos que replicaram a notícia, como a Rádio Jovem Pan e o portal Terra, e também perfis do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, entre outras páginas na internet. O ministro estabeleceu multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento e de R$ 15 mil em caso de reincidência.

Em nota, O Antagonista classificou a liminar como “censura” e disse que “a decisão de Moraes acolhe, sem direito ao contraditório, argumentos dos advogados da campanha do petista”.

A Agência Brasil tenta contato com os demais citados.

 

 

 

Por Agência Brasil

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Rota Cultural Caminhos do Frio começa hoje em Areia

Novos profissionais para Secretaria de Saúde são convocados pela Prefeitura de João Pessoa

Anteriores

Padre Egídio 2

Defesa nega que Egídio tenha violado regras e alega que tornozeleira falhou

crii

Christian Chávez, integrante do grupo RBD, é confirmado no Imagineland 2024

IMAGEM-JUSTICA-CANVA

Justiça determina nomeação de defensor público para Pocinhos

bddf8c03-6651-0d87-a813-963f308fd15c

Prefeitura de João Pessoa segue com vacinação contra Influenza após fim da campanha

padre-egidio-1

Padre Egídio de Carvalho viola medidas cautelares e Gaeco é comunicado

acaosaude_usf_foto__dayseeuzebio-3-1-scaled

Novos profissionais para Secretaria de Saúde são convocados pela Prefeitura de João Pessoa

patos

Três homens são assassinados em Patos entre domingo e esta segunda

CMJP, assessoria

Câmara Municipal de João Pessoa constitui Comissão de Recesso

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, fala com a imprensa no Centro de Eventos e Convenções Brasil, em Brasília.

PL prepara visitas de lideranças nacionais para reforçar campanha de Queiroga em JP

Areia recebe rota cultural caminhos do frio

Rota Cultural Caminhos do Frio começa hoje em Areia