Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Prefeitura inicia programa de regularização fiscal com superdescontos em dívidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Contribuintes de João Pessoa com dívidas de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) de anos anteriores, e outros débitos como Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além de multas do Procon, de construção e do meio ambiente, têm ate o dia 17 de novembro para renegociar e ganhar descontos que chegam a 90% nas multas e 100% nos juros. Isso porque teve início na manhã desta segunda-feira (16), o Programa de Regularização Fiscal (Refis), realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, das 8h às 17h.

“Fizemos questão de atender o pedido dos segmentos da área econômica da cidade, alegando situações de dificuldade, ainda resquícios da pandemia, e estamos concedendo, mais uma vez, o refinanciamento, para que assim o contribuinte de João Pessoa possa ficar regularizado perante o Município e as empresas possam tirar suas certidões e possam concorrer nas negociações e contratações de maneira geral”, afirmou o secretário da Receita Municipal, Sebastião Feitosa.

Contribuintes pessoa física e jurídica podem aderir ao programa para renegociar dívidas em qualquer fase da cobrança administrativa ou judicial. Para pagamentos à vista, os incentivos corresponderão ao desconto de 100% nos juros de mora e de 90% na multa de mora ou multa por infração, conforme o caso. Em multas aplicadas pelo Procon, Semam, Emlur e por construir sem licença, o desconto será de 80%.

Para pagamentos parcelados, o desconto aplicado nas multas e juros respeitará as seguintes regras: ao parcelar em até 12 vezes, o desconto é de 70%; no parcelamento em 24 vezes, o desconto é de 50%; no parcelamento em 36 vezes, o desconto é de 30% e no parcelamento em 48 vezes, o desconto é de 10%.   Neste primeiro dia de atendimentos, muitos contribuintes já se anteciparam para renegociar o quanto antes suas dívidas.

A enfermeira Francisca Ramalho aproveitou a oportunidade para resolver pendências de anos anteriores de IPTU e TCR de seu filho. “São dívidas de mais de cinco anos que eu vim aproveitar para renegociar e me livrar delas. Achei maravilhosa esta oportunidade e o atendimento foi rápido e consegui um desconto muito bom”, afirmou.

Já a empresária Josenilda Vilar renegociou também dívidas de ITBI. “Essa oportunidade é muito boa porque já temos tantas despesas, uma crise econômica, então poder refinanciar as dívidas e colocar tudo em dia para ficar tranquila é muito bom”, declarou.

ITBI – Em relação ao Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), fica concedido o desconto de 30% desde que os acordos sejam firmados em parcela única com pagamento à vista. O desconto pode ser aplicado às transmissões e cessões já declaradas ou lançadas de ofício pelo Município, bem como para aquelas que forem lançadas durante o período do programa de regularização fiscal, ou seja, entre 16 de outubro e 17 de novembro.   Não podem ser negociadas no Programa as infrações de trânsito, indenizações devidas ao município, multas de natureza contratual, sanções pecuniárias e os valores do atual exercício de 2023 da TCR, IPTU e ISS.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

viatura pcpb FOTO Ascom PCPB__

Homem é preso suspeito de fazer criança refém e manter mulher em cárcere privado em João Pessoa

Banco do Nordeste

Mais de 400 mil candidatos fazem provas do concurso do Banco do Nordeste neste domingo

preso FOTO Pixabay

Polícia Civil prende, em Patos, suspeito de matar ex-namorada em Cabedelo

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem quase 20 apostas premiadas na Mega-Sena

_viatura pcpb FOTO Ascom PCPB

Polícia conclui inquérito sobre jovens encontrados mortos em estrada no Sertão da PB

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano