Estamos no mês de junho e as tradições das festas são as fogueiras e os fogos de artifício. Por causa da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está orientando as pessoas para que evitem acender fogueiras, já que a fumaça é prejudicial à saúde da população. Outra sugestão é que as pessoas usem fogos de artifício silenciosos, já que o barulho incomoda os animais.
As fogueiras estão proibidas na Paraíba enquanto durar a pandemia de Covid-19. Desde o dia 20 de junho de 2020 que a Lei Estadual 11.711 determina que elas não sejam acesas em todos os espaços urbanos do Estado.
Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização (Difi) da Semam, Jocélio Araújo, os fiscais atuam de maneira educativa. “Nossas abordagens sempre têm um caráter educativo. Conversamos com as pessoas e solicitamos que sejam apagadas as fogueiras. Afinal, é preciso ter empatia e respeitar as pessoas que estão com Covid-19, uma doença que afeta o sistema respiratório e não é nada agradável respirar fumaça, estando com os pulmões comprometidos”, destacou.
No ano passado, durante todo o mês de junho, foram registradas 19 denúncias sobre acendimento de fogueiras, em nove bairros de João Pessoa. Uma das áreas com maior número de ocorrências é o bairro de Cruz das Armas. A Semam disponibiliza o telefone 3218-9208, que funciona também como WhatsApp, para que as pessoas possam fazer as denúncias de infrações ambientais. É possível enviar vídeos e para formalizar a denúncia é preciso informar o endereço completo da ocorrência, com ponto de referência, para que os fiscais possam fazer a vistoria.
Em relação aos fogos de artifício, o coordenador de Bem Estar Animal da Semam, Ítalo Olveira, sugere que as pessoas utilizem fogos de artifício silenciosos, para evitar que os animais, principalmente os cachorros, sofram com os barulhos. “A audição dos cachorros é extremamente sensível e eles costumam sofrer com os fogos de artifício. Podemos comemorar, não é proibido soltar fogos, mas podemos ser mais empáticos com os bichos. E a festa não perde em beleza, com os fogos colorindo os céus nas noites de São João”, afirmou.