Prazo de inscrição para curso de formação de Oficiais é prorrogado para dia 29

Os candidatos interessados em se inscrever no concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e de Oficiais Bombeiros Militares/2011 têm mais cinco dias para efetuarem a inscrição. O prazo que terminaria às 23h do dia 24 deste mês foi prorrogado até o próximo domingo (29). A decisão é da Comissão Coordenadora Geral do Concurso, sob a presidência do coronel PM Carlos Alberto Nunes da Silva. A prorrogação do prazo de inscrição é em virtude do grande número de acesso na Internet o que provocou o congestionamento do site http://www.pm.pb.gov.br/newsite . Igualmente, e em conseqüência, foi prorrogada para o dia 31 de agosto a data do vencimento para o pagamento da taxa cobrada para os referidos exames.

As inscrições preliminares começaram no dia 12 de agosto. Este ano estão sendo disponibilizadas 80 vagas, 100% a mais do que nos anos anteriores. O edital do concurso informa que para participar do Curso de Formação de Oficiais o candidato deverá se inscrever para os exames complementares, através do endereço eletrônico http://www.pm.pb.gov.br/newsite . A taxa da inscrição para os exames complementares é de R$ 50.

Quando a primeira inscrição é homologada o candidato deve se inscrever para o exame intelectual (provas escritas) no site da Coperve/UFPB para o Processo Seletivo Seriado – 2011 (PSS-2011), no endereço www.coperve.ufpb.br, de acordo com o seu calendário e taxa.

As 80 vagas oferecidas estão assim distribuídas: 60 vagas para Oficial da Polícia Militar da Paraíba, sendo 45 destinadas ao sexo masculino e 15 para o sexo feminino. Para o quadro de oficiais do Corpo de Bombeiros são oferecidas 20 vagas, sendo 14 destinadas ao sexo masculino e seis para o sexo feminino.

Os candidatos devem ser brasileiros natos, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, não ter antecedentes criminais ou policiais, achar-se em pleno gozo de seus direitos civis e políticos, idoneidade moral e conduta compatível com o cargo de oficial, ter aptidão para a carreira de militar estadual, aferida através dos exames intelectual, de saúde, de aptidão física, psicológica e da avaliação social.

De acordo com o edital, ainda existe outros requisitos para os candidatos como altura mínima de 1,65m (masculino) e 1,60 (feminino), apresentar uma proporção entre o peso e altura nos termos do edital, ter entre 18 e 30 até 31 de dezembro, concluído o ensino médio ou correspondente e atender as demais exigências constante no edital e suas normas complementares. Para os candidatos militares são exigidos outros requisitos que estão inseridos no aviso de edital de nº 001/2010 CFOPM/BM 2011.

A carreira militar é uma profissão com futuro garantido de progressão funcional permanente e objetiva garantir a segurança da sociedade paraibana. Todos os anos o CFO é mais concorrido da Coperve. A seleção será dividida em três etapas: o exame intelectual, os exames complementares e, por fim, a avaliação social. As provas escritas serão elaboradas pela Comissão Permanente do Concurso de Vestibular da Universidade Federal da Paraíba (Coperve/UFPB).

A segunda fase, com caráter eliminatório, compreende os exames de saúde, aptidão física e psicológica (fluência verbal, memória, destreza, inteligência, personalidade, percepção e aptidões específicas). Haverá testes de corrida rasa, flexões de braços, abdominal e salto em altura. Para candidatos ao Corpo de Bombeiros, também haverá subida de escada e natação. A última etapa da seleção será a análise dos antecedentes criminais e militares dos candidatos. 

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.