Cláudia Carvalho

Cláudia Carvalho é editora e diretora do ParlamentoPB, jornalista e radialista, mestre em Jornalismo Profissional pela UFPB
Cláudia Carvalho

Por que não Ricardo?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na última terça-feira, 20, o ex-presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lucius Fabiani, foi nomeado como novo superintendente da Caixa Econômica Federal em João pessoa. Foi uma indicação do deputado federal Luiz Couto, avalizada pelo Partido dos Trabalhadores da Paraíba, mas obviamente obedecendo um critério técnico, já que Lucius é funcionário de carreira do banco.

Ainda falando sobre o nomeações recentes, tivemos contempladas com cargos federais no governo Lula a ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena, que assumiu a Coordenação de Educação e Cultura do Ministério dos direitos Humanos e Cidadania e também a ex-vereadora Sandra Marrocos que se mudou recentemente para a capital federal porque foi nomeada como Coordenadora Geral do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres nos Ministério das Mulheres.

Em resumo, nos últimos seis meses muitos paraibano já foram contemplados com cargos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Lenildo Morais, que já foi prefeito de patos assumiu a diretoria executiva da Conab; O médico Daniel Beltrami que foi secretário executivo de saúde da Paraíba foi escolhido para vice-presidente da Ebserh, que é a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Outro médico também renomado aqui da Paraíba, Filipe Proenço também designado para diretor de programas na Secretaria de Atenção Primária de Saúde do Ministério da Saúde. A militante sindical Maria Auxiliadora dos Santos, que é de São José de Caiana, foi nomeada para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da presidência da República.

E a grande surpresa é que até agora não houve a nomeação e nem sequer a sinalização de Ricardo Coutinho, ex- governador da Paraíba, ex-prefeito de João Pessoa, ex-deputado e ex-vereador para nenhuma função do governo federal. E a grande pergunta que fica é: Por que o presidente Lula esqueceu de Ricardo?

No inferno astral do PT quando houve o impeachment de Dilma Roussef, a sofrida campanha de Fernando Haddad contra a grande onda bolsonarista de 2018, quando houve a prisão de Lula, Ricardo esteve ao lado do PT e levantou a bandeira vermelha mesmo quando ainda não era filiado ao Partido dos Trabalhadores. Naqueles momentos, ele ainda era do PSB.

Alguém poderia dizer que Lula não simpatizava muito com Ricardo, levando em consideração que aqui na Paraíba muita gente reclama do temperamento forte do ex-governador. Mas, essa tese não parece verdadeira, até porque na campanha presidencial Lula veio para um único evento na Paraíba, em Campina Grande, e Ricardo Coutinho foi seu grande companheiro de palanque e de jornada eleitoral.

Então, voltamos à dúvida atroz: por que Ricardo tem sido escanteado?

Tenho duas teses para tentar explicar este fenômeno: uma delas é a repercussão negativa que os fatos da operação Calvário no caso de se efetivar a nomeação do Ricardo Coutinho para um cargo federal. É lógico deduzir que a imprensa iria destacar o fato de o petista ser réu em várias ações que tratam de denúncias de corrupção e desvio de dinheiro público.

Mas, um exercício também inevitável é verificar que Lula também foi acusado do mesmo crime, chegou a ficar preso por 580 dias. E os dois se queixaram de terem sido vítimas de lawfare, ou seja um tipo de perseguição política que usa instrumentos jurídicos para atacar os adversários.

A outra possibilidade seria mais prática do que afetiva. Explico: Lula teria se engajado na campanha de Ricardo em 22 com a esperança de ver o Mago eleito como senador pela Paraíba, até porque as principais pesquisas apontavam a liderança do ex-governador na corrida por uma vaga ao Senado Federal nas eleições do ano passado. Para além da amizade, um voto no painel do Senado tem um valor imenso.

Mas, as pesquisas foram contrariadas pelas urnas, e o eleito foi Efraim Filho, aniversário do presidente Lula. Ricardo ficou apenas em terceiro lugar. Na lista dos escolhidos de Lula, ele caiu muito mais. Não dá nem pra ver o fim da fila onde Ricardo está.

MAIS LIDAS

Casal encontrado morto em carro pode ter sido intoxicado por monóxido de carbono

Depois de pregação, Bispo de Guarabira é agredido verbalmente na sacristia da igreja

Aluna e professor são encontrados mortos dentro de carro em Guarabira

adrotate banner="232"