Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Picuí recebe menção honrosa da ONU por manejo sustentável dos resíduos sólidos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Projeto Fábrica de Solos ficou entre os 10 finalistas da Categoria ‘Poder Público’ e recebeu menção honrosa da ONU na 1ª edição do Prêmio ODS Brasil, lançado pelo Governo Federal. A premiação tem o objetivo de reconhecer boas práticas locais para o cumprimento das 169 metas que compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas até 2030. A cerimônia de premiação foi realizada na quinta-feira (13), no Palácio do Planalto, em Brasília.

O prefeito de Picuí, Olivânio Remigio, e o secretário de Agricultura, Ranieri Ferreira, participaram do evento, o qual reuniu os gestores das 39 políticas públicas brasileiras que disputaram o reconhecimento, dividido em quatro categorias: Fins Lucrativos; Ensino, Pesquisa e Extensão; Governo; e a categoria Sem Fins Lucrativos. O Governo Federal recebeu 1.038 inscrições para o prêmio.

O prefeito Olivânio Remígio considerou que receber o reconhecimento da ONU demonstra que a gestão está no caminho certo. “O projeto que estamos desenvolvendo em parceria com o IFPB e o CEOP foi destaque no Prêmio ODS Brasil, que teve mais de mil práticas inscritas. Então ficar entre os 10 finalistas em boas práticas na categoria Governo reafirma que estamos fazendo a diferença na região do semiárido.”

Projeto Fábrica de Solos

O projeto Fábrica de Solos é uma prática de manejo sustentável dos resíduos sólidos. O projeto também proporciona alternativa de pesquisa e enriquecimento do curso de Agroecologia do IFPB Campus Picuí. Os alunos e professores dispõem de espaço para pesquisa e intervenção junto à população local, com projetos de extensão participativa e contextualizada com as demandas socioambientais do local.

Dos 17 objetivos que a ODS pretende alcançar, quatro são abraçados pelo Projeto Fábrica de Solos: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Educação de Qualidade; Indústria, Inovação e Infraestrutura; e Vida Terrestre.

Prêmio ODS Brasil

O Prêmio ODS Brasil incentiva, valoriza e dá visibilidade às práticas que contribuem para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no território brasileiro. Um “banco de práticas” está sendo formado a partir das políticas finalistas, que servirão como referência na implementação e disseminação da Agenda 2030. A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional, assinado por 193 países, na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015, quando o governo brasileiro assumiu o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, com metas a serem alcançadas até 2030.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido