Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

ParlamentoPB cobre a posse dos deputados e eleição da mesa diretora da Assembleia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ParlamentoPB está cobrindo a posse dos deputados estaduais e a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que acontece nesta sexta-feira (1º). Acompanhe tudo pelo perfil do ParlamentoPB no Instagram (@parlamentopb).

A posse dos deputados estaduais eleitos para a 19ª Legislatura, que compreende o quadriênio 2019/2022, ocorre em sessão Solene no plenário Deputado José Mariz, no prédio sede do Poder Legislativo paraibano.

Logo após a posse, os deputados elegem a mesa diretora para o biênio 2019/2020. A data e o horário são estabelecidos pelo Regimento Interno da casa. Também serão empossados nesta sexta os paraibanos eleitos para a Câmara Federal e o Senado.

Na Assembleia Legislativa, segundo o Regimento Interno da ALPB, a mesa diretora é o colegiado que dirige os trabalhos legislativos, composto de pelo menos três membros efetivos: presidente e 1º e 2º Secretários. A eleição do presidente acontece com votação secreta e pelo, de acordo com o Regimento, mesmo sendo uma nova legislatura, quem conduz os trabalhos é o antigo presidente, caso tenha sido reeleito.

Como o deputado Gervásio Maia, que atualmente preside a Casa, foi eleito para uma vaga na Câmara Federal, onde será empossado também nesta sexta, quem vai presidir a sessão de posse da nova legislatura é o deputado Adriano Galdino, segundo informações do cerimonial da Assembleia.

É que segundo o RI, Pois no Regimento Interno da Assembleia, caso o presidente atual não tenha sido reeleito ao cargo, um outro deputado que já tenha ocupado o cargo de presidente poderá presidir a sessão, no caso Adriano Galdino.

Na condução da solenidade de posse, Adriano Galdino deve convocar dois outros deputados, de preferência de partidos diferentes, para servirem de Secretários e proclamará os nomes dos deputados diplomados. Durante a solenidade, os deputados ainda “prestam o compromisso” com as Constituições Federal e Estadual.

Eleição da Mesa
Logo a pós a posse tem início o processo de eleição da mesa diretora, que acontece mediante voto secreto e pelo sistema eletrônico.

Caberá ao deputado Adriano Galdino decidir se vai continuar na presidência do processo, uma vez que ele disputa o cargo de presidente da Casa.

De acordo com o regimento, a eleição termina se um dos candidatos alcançarem pelo menos 19 votos (maioria absoluta). Se for preciso fazer uma nova tentativa, elege-se o candidato que tiver o maior número de votos (maioria simples) entre os concorrentes. A proclamação do resultado final é feita pelo presidente da Casa e, em seguida, ocorre a posse imediata dos eleitos para compor a mesa.

A expectativa é que os deputados Adriano Galdino e Hervázio Bezerra sejam eleitos para presidência da Casa para o primeiro e segundo biênio, respectivamente.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Central de Polícia em JP

Preso em João Pessoa correspondente bancário que aplicava golpes em aposentados

cometa do diabo FOTO caio correia observatorio nacional

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

mega sena agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

alagamento chuva cbtu

Chuvas intensas atingem Grande João Pessoa; há quedas de árvores e pontos de alagamento

coronavirus covid19 mascara FOTO Pixabay

Infogripe: Fiocruz aponta aumento de casos de síndrome respiratória na Paraíba

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública