Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Parlamentares do PT denunciam Queiroguinha por tráfico de influência ao MPF

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A bancada do PT no Senado e um grupo de deputados filiados à legenda acionaram a Procuradoria Regional da República em João Pessoa acusando o filho do ministro Marcelo Queiroga, o estudante de medicina Antônio Cristóvão Neto (PL), de usurpação de função pública, tráfico de influência e possíveis crimes eleitorais.

Queiroguinha, como é conhecido, é pré-candidato a deputado federal pela Paraíba. Ele tem atuado na intermediação entre prefeitos e o Ministério da Saúde para tratar de liberação de verbas, além de se apresentar como representante do governo federal em agendas no estado e participar de solenidades com ministros.

“Nós, enquanto representantes do governo federal, precisamos ter um olhar voltado com muita sensibilidade para essa região, que tem um grande potencial na área social, na área educacional e nos recursos hídricos”, chegou a dizer em entrevista ao veículo Radiocidade Sumé.

O filho de Marcelo Queiroga nega as acusações de que fala em nome do governo federal e diz respeitar a legislação eleitoral.

Na representação feita ao Ministério Público Federal, os parlamentares do PT afirmam que o comparecimento de Queiroguinha a diversas agendas governamentais é conveniente à sua pretensão eleitoral.

“Supostamente, pode estar o representado, Queiroguinha, utilizando do cargo do pai em favor próprio, ao empregar as verbas ministeriais como moeda de troca para apoio político”, dizem os deputados e senadores.

A denúncia à Procuradoria Regional da República em João Pessoa é assinada pelos senadores petistas Paulo Rocha (PA), Humberto Costa (PE), Fabiano Contarato (ES), Jaques Wagner (BA), Jean Paul Prates (RN) e Rogério Carvalho (SE), pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN) e pelos deputados do PT Alexandre Padilha (SP), Erika Kokay (DF), Henrique Fontana (PR) e Jorge Solla (BA).

“Esse governo é uma esculhambação, não há outra conclusão a se chegar. Hoje mesmo a imprensa divulgou um vídeo em que esse rapaz diz o que o ministro e o que o Ministério fará ou deixará de fazer. É impressionante”, afirma Jean Paul Prates, que é líder da minoria no Senado.

“Por isso, nossa bancada está representando junto ao Ministério Público da Paraíba. É urgente investigar mais esse escândalo do governo federal, que não cansa de nos envergonhar”, completa.

A representaçãoi ainda destaca que o estudante não possui cargo ou exerce função pública, menos ainda no Ministério da Saúde, nem integra entidades da sociedade civil ligadas à saúde para comparecer a eventos institucionais da forma como tem feito.

Representação

“Há indícios —o que torna essencial uma averiguação pelo Ministério Público— de uma distorcida e nada republicana incursão de particular nas rotinas de atividades de Estado que são reservadas a quem investido de função pública nos estritos termos da lei”, diz a representação.

“E, ao que igualmente indiciam os fatos, com o aval da mais alta autoridade do Ministério da Saúde —não apenas ciente, como ele próprio, o agente a delegar uma representatividade pública a quem não caberia”, continua.

A representação pede a instauração de um inquérito civil e também que sejam ouvidos os ministérios da Saúde, da Defesa, da Infraestrutura e do Turismo, além de prefeitos paraibanos que se encontraram com o filho de Marcelo Queiroga.

Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

dracodrogas (1)

Homem é preso com 25 kg de cocaína na BR 230 entre Campina e João Pessoa

jhonyamigos

Irmão e aliados de Romero prestigiam corrida ao lado de Jhony Bezerra em Campina

serie misterio no seridó_ator itame jr

Ator de novelas da Globo grava série independente na Paraíba

vacina FOTO Secom PB

Paraíba aplicou 68,7 mil doses no “Dia D contra a Influenza e Multivacinação”

costureira FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 471 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

dinheiro_real FOTO Pixabay

Bancos promovem mutirão de negociação financeira até esta segunda-feira

giroflex sirene FOTO Pixabay

Embarcação é encontrada no Pará com vários corpos em decomposição

Bilhetes de aposta da mega-sena

Paraíba tem 35 apostas ganhadoras na Mega-Sena

jerusalem_israel FOTO Pixabay

Brasil pede esforço internacional para conter tensão no Oriente Médio

torneira agua cozinha FOTO Pixabay

Fornecimento de água começa a ser retomado em bairros mais altos de Santa Rita