Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ouvidoria do MP tem plantões nos fins de semana para receber denúncias de eleitores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba adotou uma escala de plantões exclusivos para o recebimento de demandas eleitorais, nos finais de semana e feriados. A Portaria 1.690/2022, publicada no Diário Oficial Eletrônico (veja AQUI), foi assinada pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e estabelece que o órgão funcionará no plantão regular da instituição. De acordo com o ouvidor do MPPB, Aristóteles de Santana Ferreira, os cidadãos deverão encaminhar suas manifestações pelo formulário da Ouvidoria (acesse AQUI) ou pelo WatsApp (83 9181-7355). As denúncias a serem apuradas serão encaminhadas aos promotores de Justiça que atuam junto ao Ministério Público Eleitoral (MPE). A equipe de plantonistas já está atuando desde o final de semana passado.

Antônio Hortêncio destacou a importância do plantão da Ouvidoria como mais uma ferramenta de controle social, durante o período eleitoral, por meio da qual os cidadãos podem contribuir para um pleito justo e dentro da legalidade. Nesse sentido, qualquer pessoa pode encaminhar informações, fotografias e vídeos, nos quais haja indícios de crimes eleitorais, como propaganda irregular, compra de votos, uso da máquina pública, doações, violência política contra a mulher (que serão tratadas pela Ouvidoria da Mulher) e outras vedações.

O ouvidor Aristóteles Santana garantiu que todas as manifestações relativas ao pleito que aportam na Ouvidoria são encaminhadas imediatamente aos promotores eleitorais competentes para que tomem as providências cabíveis. Ele lembrou que o sistema da Ouvidoria gera, na finalização do preenchimento do formulário, um procedimento de gestão administrativa, que será administrado pelo promotor responsável pela zona eleitoral na qual a denúncia foi originada.

Os plantões
De acordo com a portaria, os plantões serão realizados às sextas-feiras, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos, das 7h às 18h, durante todo este mês de setembro (dias 2, 3 e 4,  7 (feriado);  9, 10 e 11; 16, 17 e 18;  23, 24 e 25) e no fim de semana das eleições (30/09 e 1 e 2 de outubro). Em caso de segundo turno na Paraíba, os plantões continuarão nos finais de semana de outubro (dias 7, 8 e 9; 12 (feriado); 14, 15 e 16; 21, 22 e 23 e 28, 29 e 30).

Os plantões serão coordenados pelo ouvidor Aristóteles Ferreira e pela ouvidora da Mulher, Dulcerita Alves. A equipe também é formadas pelos servidores: Francisco Ítalo Farias, Claúdia Marília Lima Ferreira e Glebson Robério Leite de Souza.

Nas eleições deste ano, cerca de 3 milhões de eleitores paraibanos estarão aptos a escolher entre os candidatos que disputam cargos de presidente da República e vice-presidente, governador do Estado e vice-governador, deputado estadual, deputado federal e senador da República.

É importante lembrar que, em caso de flagrantes passíveis de prisão, a Polícia Militar também pode ser acionada (190).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas

chuvas rio grande do sul FOTO mauricio tonetto secom rs

Mais de 10 mil pessoas foram resgatadas após fortes chuvas no Rio Grande do Sul

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene