Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Operação coordenada pelo MPPB multa 54 motoristas e autua estabelecimentos em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cinquenta e quatro condutores de veículos foram autuados durante mais uma operação conjunta do projeto “Direito de Ir e Vir”, que vem sendo implementado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Social da Capital para melhorar a mobilidade urbana, em João Pessoa. Desta vez, a operação aconteceu nos bairros de Manaíra e no Bessa, com a participação das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (Semob) e de Planejamento (Seplan), Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e da Lei Seca. Também foram flagrados estabelecimentos comerciais (bares, lanchonetes e afins) ocupando calçadas com mesas, cadeiras, toldos e tendas, por exemplo. Eles serão autuados pela Seplan.

A operação aconteceu entre as 17h e as 23h30min da última sexta-feira (17). De acordo com a Semob, a principal irregularidade praticada pelos motoristas foi estacionar sobre o passeio público (91% das autuações), mas também foram encontrados veículos estacionados em desacordo com a posição estabelecida pela regulamentação; em esquina e parado sobre o passeio público. Um condutor foi flagrado usando celular, enquanto dirigia e um motociclista foi autuado por dirigir sem capacete.

Calçadas ocupadas

Segundo o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, idealizador da iniciativa, os órgãos também verificaram a situação das calçadas e em muitos locais, foram identificados estabelecimentos fazendo o uso inadequados desses espaços, com a colocação de cadeiras, mesas, toldos, tendas e balizadores. “Em alguns lugares, as pessoas foram impossibilitadas de trafegar no passeio público, sendo obrigadas a andar nas ruas. O projeto ‘Direito de Ir e Vir’ visa garantir a integridade física dos cidadãos, a saúde e vida, a mobilidade e o direito constitucional de ir e vir nas calçadas, passeios públicos e logradouros, através da observância e cumprimento de leis de trânsito pelos condutores de veículos automotivos”, destacou.

A Seplan fará a autuação dos estabelecimentos para coibir o uso indevido das calçadas e também para averiguar a regularização dos estabelecimentos no que diz respeito à utilização dos espaços destinados a estacionamento com ocupação de mesas e cadeiras.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio