Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Obra suspende viagens de trens entre João Pessoa e Bayeux

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa inicia nesta segunda-feira (8) a terceira e última etapa dos serviços de recuperação estrutural da ponte ferroviária sobre o Rio Sanhauá, que fica entre a capital paraibana e Bayeux. Segundo a entidade, para a execução da obra – que representa um investimento da ordem de R$ 626 mil –, será necessária a interdição provisória do tráfego ferroviário na localidade por pelo menos 14 dias.

Durante o período, as viagens de trem da CBTU ficarão limitadas entre Cabedelo e o bairro do Alto do Mateus, na capital, e entre Bayeux e Santa Rita. Para não causar prejuízos aos usuários e completar o percurso, a companhia irá disponibilizar uma linha de ônibus, que sairá da estação da Ilha do Bispo com destino a Bayeux e vice-versa, em horários pré-definidos. Assim, os passageiros poderão garantir o trajeto completo pela taxa de R$ 2,50.

O superintendente da CBTU de João Pessoa, Paulo Barreto, ressalta que toda essa operação é para evitar maiores transtornos aos usuários do trem urbano. “Com a obra, nosso usuário não será prejudicado, pois todas as principais viagens regulares serão mantidas. Três VLTs continuarão fazendo a grade horária regular: um VLT fará o trecho entre as estações de Santa Rita e Bayeux e dois VLTs farão o trecho entre as estações do Alto do Mateus e Cabedelo. Dessa forma, será possível manter as viagens da grade horária que têm maior demanda”, explica.

Com isso, a grade horária entre as estações de Cabedelo e Alto do Mateus será mantida em quase sua totalidade, sendo suprimidos apenas alguns horários para as estações da Ilha do Bispo e Alto do Mateus, de segunda a sexta-feira e em todas as viagens aos sábados. Já o trecho entre Bayeux e Santa Rita passará a operar com horários especiais durante os serviços de concretagem da ponte: serão 16 viagens, de segunda a sexta-feira, e não haverá operação aos sábados. Durante a semana, três ônibus farão viagens expressas complementares entre as estações de Bayeux e Ilha do Bispo.

Ao adquirir sua passagem durante o período de obras, o usuário do serviço receberá um bilhete que dará acesso ao ônibus e à segunda viagem de VLT. A grade de horários pode ser conferida nas estações, no Aplicativo Meu Trem JP, nas redes sociais ou no site da CBTU.

O coordenador de Acompanhamento e Obras da CBTU, Pedro Augusto Farias, destaca que as obras só poderão ocorrer sem a circulação de trens sobre a ponte por questões de segurança e tempo de cura do concreto: “A ponte apresenta problemas estruturais causados pela ação do tempo. Dessa forma, se faz imprescindível a sua recuperação, com a finalidade de garantir um transporte ferroviário seguro, promovendo a mobilidade das pessoas, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável”. As obras foram iniciadas em outubro de 2023 e também contemplam outras duas pontes: nas proximidades do Porto do Capim, na capital, e sobre o Rio Jaguaribe, no bairro de Salinas Ribamar, em Cabedelo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

PF faz buscas nas secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Emlur

Anteriores

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes

TRE-PB

TJPB abre inscrições para vaga de membro efetivo do TRE na categoria de juiz de direito

PMATIRA (1)

PM é condenado a 11 anos e 5 meses por matar jovem em pizzaria de JP

PF Operação Mandare

PF faz buscas nas secretarias de Saúde, Direitos Humanos e Emlur