Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Obra suspende viagens de trens entre João Pessoa e Bayeux

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa inicia nesta segunda-feira (8) a terceira e última etapa dos serviços de recuperação estrutural da ponte ferroviária sobre o Rio Sanhauá, que fica entre a capital paraibana e Bayeux. Segundo a entidade, para a execução da obra – que representa um investimento da ordem de R$ 626 mil –, será necessária a interdição provisória do tráfego ferroviário na localidade por pelo menos 14 dias.

Durante o período, as viagens de trem da CBTU ficarão limitadas entre Cabedelo e o bairro do Alto do Mateus, na capital, e entre Bayeux e Santa Rita. Para não causar prejuízos aos usuários e completar o percurso, a companhia irá disponibilizar uma linha de ônibus, que sairá da estação da Ilha do Bispo com destino a Bayeux e vice-versa, em horários pré-definidos. Assim, os passageiros poderão garantir o trajeto completo pela taxa de R$ 2,50.

O superintendente da CBTU de João Pessoa, Paulo Barreto, ressalta que toda essa operação é para evitar maiores transtornos aos usuários do trem urbano. “Com a obra, nosso usuário não será prejudicado, pois todas as principais viagens regulares serão mantidas. Três VLTs continuarão fazendo a grade horária regular: um VLT fará o trecho entre as estações de Santa Rita e Bayeux e dois VLTs farão o trecho entre as estações do Alto do Mateus e Cabedelo. Dessa forma, será possível manter as viagens da grade horária que têm maior demanda”, explica.

Com isso, a grade horária entre as estações de Cabedelo e Alto do Mateus será mantida em quase sua totalidade, sendo suprimidos apenas alguns horários para as estações da Ilha do Bispo e Alto do Mateus, de segunda a sexta-feira e em todas as viagens aos sábados. Já o trecho entre Bayeux e Santa Rita passará a operar com horários especiais durante os serviços de concretagem da ponte: serão 16 viagens, de segunda a sexta-feira, e não haverá operação aos sábados. Durante a semana, três ônibus farão viagens expressas complementares entre as estações de Bayeux e Ilha do Bispo.

Ao adquirir sua passagem durante o período de obras, o usuário do serviço receberá um bilhete que dará acesso ao ônibus e à segunda viagem de VLT. A grade de horários pode ser conferida nas estações, no Aplicativo Meu Trem JP, nas redes sociais ou no site da CBTU.

O coordenador de Acompanhamento e Obras da CBTU, Pedro Augusto Farias, destaca que as obras só poderão ocorrer sem a circulação de trens sobre a ponte por questões de segurança e tempo de cura do concreto: “A ponte apresenta problemas estruturais causados pela ação do tempo. Dessa forma, se faz imprescindível a sua recuperação, com a finalidade de garantir um transporte ferroviário seguro, promovendo a mobilidade das pessoas, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável”. As obras foram iniciadas em outubro de 2023 e também contemplam outras duas pontes: nas proximidades do Porto do Capim, na capital, e sobre o Rio Jaguaribe, no bairro de Salinas Ribamar, em Cabedelo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

7efa1fa809712137e62ae45fe4983881

Desembargadora rejeita recurso do PSOL do “L” e prevê plenária obrigatória

WhatsApp Image 2024-07-17 at 17.42.21

Sebrae participa da realização da Feira de Negócios e Empreendedorismo da Paraíba em Cuité

CelestEpitacioPessoa_fotoGilbertoFirmino-34-scaled

Celest abre inscrições para mais de 700 vagas nos cursos de línguas estrangeiras neste sábado

prova

Prefeitura de Princesa Isabel abre inscrições para concurso nesta quarta

aumento_gazolina_rj_0506202742

MPPB recomenda Procon-CG autuar distribuidores e postos de combustíveis que estão descumprindo reajuste da Petrobras

WhatsApp Image 2024-07-17 at 13.35.57

Presidente da FPF-PB vai ser a chefe da delegação da seleção brasileira feminina nas Olimpíadas

Design-sem-nome-2024-07-17T135326.590

Caminhão de frutas tomba e deixa motorista ferido em Santa Luzia, no Sertão da Paraíba

WhatsApp Image 2024-07-17 at 15.32.09

Servidores do INSS rejeitam proposta do governo e continuam em greve

Canal-Solar-GECEX-revoga-mais-de-200-ex-tarifarios-de-equipamentos-fotovoltaicos-1-1

Procon-JP notifica Energisa após repasse de imposto sem aviso prévio em contas residenciais

c0a22336-d208-353e-23f3-db117e4760eb

PSB e Republicanos de Sobrado realizam convenção dia 21 para homologar nomes de Guilherme Coelho e Marlon Brand