Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“Nova vida”, diz família venezuelana trazida de Roraima para a Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com dois filhos de 1 e 8 anos, a família do refugiado venezuelano Arquimedes Diaz, de 25 anos, vai buscar fora de Roraima uma nova oportunidade para recomeçar no Brasil: “Abrem-se portas para uma nova vida”, disse ele, momentos antes de embarcar para João Pessoa no 7º voo do chamado processo de interiorização.

A ação, promovida pelo governo federal, é uma tentativa de lidar com o intenso fluxo de venezuelanos que cruzam a fronteira do país por Roraima. Estima-se que 800 entrem todos os dias no Brasil fugindo da crise política, social que foram agravadas com o regime do presidente Nicolás Maduro.

Arquimedes foi um dos 189 estrangeiros levados aos estados do Amazonas, Paraíba e São Paulo nesta terça-feira (28). O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou o Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede por volta das 10h40 (hora de Brasília).

Ao lado da esposa, de 24 anos, Arquimedes Diaz conta que morava no Brasil há 7 meses. “Cheguei no dia 10 de janeiro e sou muito grato ao Brasil”. Questionado sobre as novas perspectivas para o futuro, o venezuelano disse querer ajudar o restante da família que está no país vizinho.

“Primeiramente procurar um emprego, porque quero também ajudar a família que está na Venezuela. A situação é muito difícil lá. Me sinto muito feliz e contente pela oportunidade que estão nos dando”, contou momentos antes de embarcar.

A Venezuela tem enfrentado um êxodo da população que foge da pobreza, da hiperinflação, da falta de serviços públicos e da escassez de bens de primeira necessidade. Segundo a ONU, o número de venezuelanos que deixaram o país já é maior que número de refugiados que tentam chegar à Europa.

Segundo a Casa Civil, todos os imigrantes que aceitaram participar da interiorização foram vacinados, submetidos a exames de saúde e devidamente regularizados no Brasil com CPF e carteira de trabalho.

Além de João Pessoa, para onde foram levados 71 imigrantes, outros 63 venezuelanos seguiram para Manaus e 55 para São Paulo.
Com esse voo, o número de venezuelanos interiorizados, desde abril, ultrapassa os 1 mil. Até então eram apenas 820. O próximo voo está marcado para quinta-feira (30).

A ação conta com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

G1RR

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de CG; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024