Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPPB realiza eleição online para escolha do novo ouvidor; Votação termina às 16h

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Foi aberta, desde às 8h desta sexta-feira (29), a votação para a escolha do ouvidor-geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para o biênio 2017-2019. Concorre à recondução do cargo o procurador de Justiça Doriel Veloso. Duzentos e catorze membros do MPPB estão aptos a votar até às 16h, quando será feita a apuração eletrônica dos votos e divulgado o resultado da eleição.

O acesso ao sistema de votação online por parte dos promotores e procuradores de Justiça se dará através da extranet, com a utilização da respectiva senha e login pessoais. Ao acessar a extranet, o membro deve clicar em ‘Serviços’ e, depois, em ‘Sistema de Eleições’.

O sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação do MPPB (Ditec) e permite que os membros do MPPB possam votar de onde estiverem. Conforme explicou o diretor do setor, Uirá Alencar, a segurança envolvida no sistema permite que o voto seja único e secreto.

A abertura da eleição foi feita na Ditec pelo presidente da Comissão de Acompanhamento da Eleição para Ouvidor, o promotor de Justiça Cláudio Antônio Cavalcanti. “Nossa expectativa é que os colegas votem massivamente para que possamos, cada vez mais, consolidar a nossa democracia, utilizando novos parâmetros tecnológicos tão seguros quanto o voto presencial e valorizando o programa de sucesso que foi desenvolvido por servidores da própria instituição”, disse, referindo-se ao sistema online de votação. Também integram a comissão os promotores de Justiça Rodrigo Pires de Sá (secretário de Planejamento e Gestão do MPPB) e o promotor de Justiça Francisco Lianza.

Conforme o artigo 1º da Resolução 007/2016, a escolha do ouvidor do Ministério Público da Paraíba agora acontece 30 dias antes do encerramento do mandato em curso, mediante manifestação eletrônica, secreta, unipessoal e uninominal de cada integrante da carreira ministerial. Antes, o ouvidor era escolhido (votado) apenas no âmbito do Colégio de Procuradores de Justiça.

Ouvidoria: o MP mais perto da população

A Ouvidoria é um órgão da Administração Superior do Ministério Público da Paraíba que contribui para elevar os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades desenvolvidas pela instituição, permitindo o fortalecimento da cidadania. A Ouvidoria permite, de forma transparente, o exercício da cidadania, tornando a atividade do Ministério Público mais próxima da população.
É uma porta de entrada ao Ministério Público que propicia aos cidadãos, entidades civis e aos órgãos públicos um espaço para manifestações de encaminhamentos, de reclamações, denúncias, críticas, comentários, elogios, pedidos de informações ou sugestões sobre as atividades desenvolvidas pelos membros e servidores.

Diante de uma manifestação, a Ouvidoria pode requisitar informações e realizar diligências junto aos setores administrativos e órgãos auxiliares da Justiça, analisar o conteúdo e encaminhar o assunto aos órgãos competentes, para as devidas providências, dando ciência do encaminhamento ao interessado. Dependendo do conteúdo da manifestação, a Ouvidoria representará ao Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília, encaminhando cópia ao procurador-geral de Justiça.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira