Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP prepara megaoperação para coibir infrações e crimes de trânsito na Capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa vai realizar, em 2019, uma ação conjunta com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Guarda Municipal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Militar, para coibir infrações e crimes de trânsito na Capital.

O projeto denominado “Direito de Ir e vir” foi apresentado pelo promotor de Justiça João Geraldo Barbosa para representantes desses órgãos, em reunião realizada nessa segunda-feira (17). Na ocasião, o promotor ressaltou que o tema do projeto já vinha sendo alvo de tratativas em feitos que tramitam na Promotoria e em conversas informais com os representantes.

O promotor explicou que a ação objetiva garantir a integridade física do cidadão, a saúde e vida, a mobilidade e o direito constitucional de ir e vir nas calçadas, passeios públicos e logradouros, através da observância e cumprimento de leis de trânsito pelos condutores de veículos automotivos.

“Os representantes dos órgãos reconheceram que João Pessoa vivencia um quadro crescente de inobservância das normas de trânsito, expondo a sociedade ao perigo, cujo avanço se não coibido poderá consolidar uma postura de continuidade da impunidade, além de vulnerabilizar o direito de locomoção, a saúde e vida dos cidadãos que exercem seu direito de ir e vir”, disse o promotor.

Os órgãos se comprometeram a apresentar relatório específico com as atividades que serão desenvolvidas nas operações, contendo informações como o efetivo e viaturas que integrarão as operações, como blitz, Lei Seca, entre outras. A Semob se comprometeu a apresentar relação de todos os bairros da Capital.

Para garantir o sucesso da ação conjunta, será mantido em sigilo o local, data e hora das operações que ocorrerão nos bairros. João Geraldo informou que o local só será conhecido no início de cada operação, a exemplo que era feito nas fiscalizações das unidades de saúde realizadas quando ele era promotor da Saúde da Capital.

Ainda conforme o promotor, será acoplada nas operações uma campanha educativa e de prevenção. Uma nova audiência foi designada para o dia 24 de janeiro, às 8h, quando os órgãos deverão apresentar o relatório das atividades e será determinado o início da execução das operações.

O promotor destacou também que o anúncio prévio do projeto se deve ao fato de já advertir aos proprietários de veículos que os utilizam de forma arbitrária e em desobediência às leis de trânsito como forma preventiva e educativa no sentido de que eles já passem a observar e obedecer a legislação de trânsito vigente, evitando prejuízos para si e outros, como apreensão, remoção, penalidades e procedimentos cabíveis.

“O direito de ir e vir não é só de quem conduz veículos mas sim destes e de todos os demais cidadãos que transitam em João Pessoa, devendo todos obedecerem à legislação de trânsito vigente”, concluiu João Geraldo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido