Moraes mantém prisão de 140 detidos por ataques golpistas; um é paraibano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), manteve nesta quarta-feira (18) a prisão de 140 detidos em decorrência dos ataques golpistas aos prédios dos três Poderes e liberou 60 pessoas com medidas cautelares. O primeiro grupo teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Entre os que permanecem presos está o paraibano JamesMiranda Lemos, de 54 anos, preso em flagrante durante os ataques.

Segundo a assessoria do STF, o ministro espera que até sexta-feira (20) sejam analisados os casos do 1.459 presos pelo ato. Ele começou a analisar os casos nesta terça-feira (17), após receber as atas de audiências de custódia entre os dias 13 e 17 de janeiro.

Na decisão que manteve os 140 presos, o ministro considerou que as condutas praticadas foram ilícitas e gravíssimas, com intuito de, por meio de violência e grave ameaça, coagir e impedir o exercício dos poderes constitucionais constituídos.

A legislação determina que uma prisão preventiva pode ser decretada como garantia da ordem pública, ordem econômica, conveniência da instrução criminal ou aplicação da lei penal.

Isso vale apenas para casos em que houver prova da existência do crime e indícios suficientes sobre sua autoria e do perigo gerado pela liberdade de quem é alvo do mandado.

 

 

Com Folha Online

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Vital Farias morre aos 82 anos vítima de problemas cardíacos

Anteriores

FB_IMG_1534384689051

Vital Farias morre aos 82 anos vítima de problemas cardíacos

WhatsApp-Image-2025-02-06-at-14.18.54-800x450

Motociclista fica gravemente ferido ao colidir com caminhão perto da UFPB na capital

cacaniqueis

Polícia e Lotep apreendem 9 máquinas caça-níqueis; 5 pessoas são conduzidas à delegacia

CAMTCE

Excesso de pagamentos ao presidente leva à rejeição contas da Câmara de Juazeirinho

WhatsApp-Image-2025-02-06-at-11.21.20-2

Chove quase 200mm no intervalo de 72 horas em João Pessoa

casal

Identificados suspeitos de sequestro e assassinato de casal de João Pessoa

Fachada_do_TJPB_Foto_Ednaldo_Araujo_29

TJ mantém absolvição de vereador de Marizópolis em ação por calúnia e difamação

a

Inmet renova alerta laranja para chuvas intensas na Paraíba

aa

Polícia Civil prende dois egressos do sistema prisional com 11 tabletes de maconha em CG

Pesquisa_combustivel

Procon-JP divulga relação dos postos com os menores preços da gasolina na Capital