Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Matança de cães e gatos em situação de rua revolta protetores de animais em Manaíra

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma verdadeira matança de animais, especialmente de cães e gatos, está acontecendo no município de Manaíra, que fica a cerca de 461 quilômetros da capital da Paraíba, João Pessoa. Nas redes sociais e grupos de WhatsApp, moradores compartilham fotos e vídeos, assim como a revolta pelo descaso das autoridades locais com o sofrimento dos bichos que são assassinados com violência física ou envenenados.

Para tornar a situação ainda mais crítica, o recolhimento do lixo em Manaíra demora a ser feito e os sacos com detritos podem ser vistos nas ruas durante dias, atraindo os cães e gatos abandonados que, por sua vez, passam a ser atacados por moradores

“Aqui o caso é muito sério. Está havendo matança de gatos e cachorros. Os cachorros estão cada vez mais expostos e muitas pessoas só pensam em tirá-los das ruas eliminando, envenenando. Está muito errado e precisa ter uma ação para reprimir esses crimes. Tem gente que não quer colaborar e só pensa em si. Aqui é urgente, os maus tratos e mortes de animais estão aumentando e as autoridades não fazem nada”, disse um morador que pediu para não ser identificado.

“Faz pouco tempo, um rapaz matou vários animais porque um cachorro mordeu a filha dele. Ele matou cachorros, gatos e até bodes. E ficou por isso mesmo. Dias depois, encontramos um cachorro agonizando porque havia sido envenenado. Tentamos salvar, mas não foi possível. A maldade é demais!”, relatou outra moradora.

Prefeitura desconhece – O ParlamentoPB entrou em contato com o prefeito de Manaíra, Manoel Virgulino Simão, para ouvi-lo sobre as reclamações dos moradores.

Sobre o acúmulo de lixo nas ruas da cidade, ele informou que com o fechamento do Aterro Sanitário Simplificado do município, por determinação do Ministério Público, foi necessário entregar os resíduos sólidos em Piancó, num trajeto de aproximadamente 100 quilômetros. “Isso dificulta a logística e a velocidade de coleta ficou atrasada, fazendo com que não pudéssemos cumprir com todo o trajeto programado para o dia, o que leva a população a colocar o lixo pra fora de casa e o caminhão não recolher justamente porque ele enche na primeira parte do itinerário e com o tempo de deslocamento muito grande, não dá conta de recolher todo o itinerário programado, com isso acúmulo de lixo em partes dos bairros, levando os animais de rua a rasgar as bolsas!”. Ainda de acordo com Messias, a prefeitura vai contratar um segundo caminhão para melhorar a coleta de lixo.

O prefeito também foi questionado a respeito da impunidade que marca os casos de maus tratos e execucação de animais: “Soube apenas de um animal que foi socorrido por defensores da causa animal com quadro suspeito de envenenamento!”. O gestor acrescentou que Manaíra não tem órgão ambiental, apenas a Vigilância Sanitária Municipal.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Três vítimas do desabamento de casa de shows seguem internadas no Trauma, uma na UTI

Disputa para desembargador: Harrison defende paridade entre gêneros

Anteriores

fc7f10f1-5184-41b0-8fae-ca436c6623cc

Camilo Santana lança na Paraíba nesta sexta o programa Pé-de-Meia

joaovivacentro

Governador participa de abertura da Feira de Negócios “Viva o Centro”

PMATIRA (1)

PM vai a Júri por homicídio e tentativa homicídio em pizzaria de João Pessoa

hamburgada (1)

Trabalhadores da Unipão são surpreendidos com ‘hamburgada’ especial

ibgeprefs (1)

Parceria com IBGE torna João Pessoa a 1ª cidade do país a fazer cadastro conjunto de endereços

PM 12bpm

Operação da PM conduz 64 pessoas para delegacias e apreende armas de fogo

Marconi Perillo

Presidente nacional do PSDB diz que houve erro e aciona STF para anular ação contra eleição de Galdino

Cícero Lucena hoje 2

Cícero autoriza obras para reconstrução de praça no Castelo Branco e projeta bairro 100% pavimentado

Tio Paulo

Caso ‘tio Paulo’: Justiça manda soltar mulher que levou cadáver a banco

Antônio Carlos pede desculpas após ameaçar policiais

Jovem grava vídeo nas redes sociais ameaçando policiais, é preso e pede desculpas