O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deverá entregar o Marco 1 do Ramal do Apodi, na Barragem do Redondo, Rodovia PB-420, às 16h de hoje. Com 115,5 km de extensão, a estrutura liga a Barragem Caiçara (PB) à Barragem Angicos (RN), com vazão projetada de 40 m³/s. A obra, iniciada em 2021, está 74,83% concluída e tem entrega total prevista para outubro de 2026, com investimento de R$ 1,45 bilhão. Quando finalizado, o ramal atenderá cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
A agenda faz parte do Caminho das Águas, iniciativa do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) que, desde o dia 25, percorre a trilha da Transposição do Rio São Francisco pelo sertão nordestino, passando pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
O governador João Azevedo, o senador Veneziano Vital do Rêgo e várias autoridades paraibanas deverão acompanhar o presidente neste compromisso.
A visita de Lula chegou a ser uma incógnita porque na noite de segunda-feira ele foi internado depois de sofrer vertigem e ser diagnosticado com labirintite. Ontem, ele despachou no Palácio do Alvorada.
Agenda de Lula nesta quarta
8h – Partida da Base Aérea de Brasília para Juazeiro do Norte (CE)
9h45 – Chegada a Juazeiro do Norte (CE) no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes
11h – Visita à estação de bombeamento da EBI-3 – Estação de Bombeamento EBI-3 – Sítio Negreiros – Salgueiro (PE)
12h – Cerimônia para assinatura da Ordem de Serviço para a duplicação da capacidade de bombeamento de água da EBI-3, “Caminho das Águas” Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco/PISF – Estação Ferroviária do Forró – Salgueiro (PE)
14h50 – Sobrevoo, em helicópteros, pelas obras do ramal do Salgado, em Ipaumirim (CE), durante deslocamento de Salgueiro (PE) para Cachoeira dos Índios (PB) – Salgueiro (PE) – Cachoeira dos Índios (PB)
16h – Cerimônia de entrega do Marco 1 do Ramal do Apodi
Barragem do Redondo, Rodovia PB-420 – Cachoeira dos Índios (PB)
18h40 – Partida para Brasília
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes – Juazeiro do Norte (CE)