Luiz Couto solicita intensificação em investigações ao Ministério da Justiça

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) manifestou preocupação com o agravamento da segurança pública na Paraíba em um ofício enviado ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. No documento, o parlamentar solicita uma ação coordenada e rigorosa para enfrentar o avanço das organizações criminosas no estado.

Luiz Couto propôs a criação de uma força-tarefa interinstitucional, envolvendo a Polícia Federal, o Ministério Público e outras agências relevantes, com o objetivo de desmantelar as redes criminosas, prevenir futuras infiltrações em órgãos públicos e restabelecer a confiança da população nas instituições. “A situação em que nos encontramos exige uma resposta ágil, firme e coordenada para assegurar que o estado da Paraíba não se torne um terreno fértil para o florescimento do crime organizado”, afirmou.

Segundo Couto, a Paraíba tem registrado um crescimento alarmante de facções criminosas. A situação se torna ainda mais crítica diante de recentes investigações que apontam para a infiltração de membros dessas facções em órgãos públicos. Um exemplo citado é o caso de uma pessoa, supostamente chefe de uma facção, que ocupava o cargo de vigilante na Prefeitura de João Pessoa. “A possibilidade de que membros de organizações criminosas estejam ocupando cargos dentro de órgãos públicos expõe uma grave falha de segurança e integridade institucional”, alertou o deputado.

As operações policiais realizadas nos últimos meses, como a Operação Mandare e a Operação Renita, trouxeram à tona a sofisticação das redes criminosas e suas conexões com o poder público. A Operação Mandare, por exemplo, revelou ligações obscuras entre grupos criminosos e autoridades em João Pessoa, enquanto a Operação Renita desarticulou uma facção carioca com atividades no estado. “Essas operações demonstram que o problema é complexo e exige uma resposta integrada e eficiente”, observa o parlamentar.

O ofício destaca ainda que, embora as operações realizadas até agora sejam fundamentais, é necessário intensificar as investigações e as ações de combate para enfrentar a crescente ameaça.

Luiz Couto também se colocou à disposição para colaborar com o Ministério da Justiça no acompanhamento das investigações e na formulação de estratégias para combater o crime organizado na Paraíba. “Nos colocamos à disposição do Ministério, já que temos uma atuação de combate ao Crime Organizado em nossos mandatos”, declarou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

ramoncosta

Cantor ridiculariza Coxixola e recebe repúdio da prefeitura e da Famup

Trauma de João Pessoa, jpeg

Acidente com caminhão de coleta de lixo deixa motorista ferido em Conde

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 620 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

siria FOTO Pixabay

Após 13 anos de guerra civil, rebeldes derrubam regime de Bashar al-Assad na Síria

Marielle Franco

Caso Marielle: Ministério Público recorre para aumentar penas de Ronnie e Élcio

igreja FOTO Pixabay

Campina Grande celebra padroeira Nossa Senhora da Conceição com missas e procissão

iemanja-praça-joao-pessoa-imagem-restaurada

Festa de Iemanjá acontece neste domingo em João Pessoa, na Praia de Tambaú

estrada FOTO Pixabay

Motociclista morre em queda de moto próximo ao acesso ao aeroporto, em Bayeux

bicicleta FOTO Pixabay

Ciclista morre atropelado por carro na BR-230, em Sousa

mega sena FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Paraíba tem 28 apostas ganhadoras na Mega-Sena desse sábado