Em um discurso no plenário da Câmara dos Deputados na quarta-feira (21), o deputado federal Luiz Couto (PT) saiu em defesa do presidente Lula e condenou as ações de Israel no conflito de Gaza.
Couto criticou o Primeiro Ministro de Israel, acusando-o de se beneficiar de fake news para desviar a atenção das “atrocidades genocidas” cometidas contra o povo palestino. Ele descreveu os ataques como uma “verdadeira carnificina”, destacando que as vítimas não são terroristas do Hamas, mas “crianças inocentes, pessoas inocentes, idosos inocentes”.
O deputado elogiou o presidente Lula por sua postura, afirmando que o foco de Lula, do governo brasileiro e dos palestinos inocentes é a paz. Ele também elogiou Lula por ter a coragem de dizer o que ninguém mais disse.
Couto questionou a afirmação do Primeiro Ministro de Israel de que Lula ultrapassou uma “linha vermelha”, perguntando se defender o direito à vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos é ultrapassar algum limite.
Ele afirmou que o presidente Lula está certo em defender a vida e condenar o extermínio. Ele também apontou que não é apenas Lula que defendeu um cessar-fogo, mas também 26 países da União Europeia.
Couto acusou a extrema direita no Brasil de usar as mesmas táticas do Primeiro Ministro de Israel, compartilhando distorções e fake news para encobrir os crimes de um ex-presidente de extrema direita que atentou contra a democracia brasileira.
Ele terminou seu discurso enfatizando: “Para estes, a prisão vai acontecer, é só questão de tempo.”