Luciano Cartaxo visita construção de creche no Colinas do Sul

O prefeito Luciano Cartaxo, acompanhado do secretário de Educação e Cultura (Sedec), Luiz de Sousa Junior, irá visitar nesta segunda-feira (20), às 9h, o andamento da construção de uma creche no bairro Colinas do Sul. A unidade, depois de pronta, vai beneficiar 120 crianças de zero a cinco anos de idade.
 
Em cada unidade do tipo B, modelo simular a do Colinas do Sul, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está investindo cerca de R$ 1,6 milhão, além de 94 mil reais para equipar e mobiliar. São recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal, em parceria com o Governo Municipal.
 
“Neste ano a Secretaria de Educação vai trabalhar, na maioria dos bairros de João Pessoa, ampliando a oferta da Educação Infantil, que é uma área extremamente inovadora e revolucionária. Vamos mais que dobrar o atendimento a crianças de zero a cinco nestes próximos dois anos”, afirmou Luiz Junior.
 
Sistema de construção – A creche está sendo construída em um novo sistema chamado de Metodologias Inovadoras (MI). A unidade de ensino é feita de material PVC concretado, portanto é uma armação pré-pronta, aonde a empresa vai trazendo os blocos e concretando. Esse novo sistema de construção evita o desperdício de materiais, o canteiro de obras fica mais limpo por não deixar muitos entulhos e reduz o tempo de edificação.
 
Para se ter ideia, uma creche de alvenaria leva em média um ano e meio para ser construída. Neste novo sistema, depois que a empresa responsável pela construção recebe o terreno totalmente aplainado, são apenas cinco meses de construção. A qualidade da obra é similar ou superior a de alvenaria.
 
Atualmente, a Prefeitura de João Pessoa está construindo 12 creches, sendo oito em alvenaria e quatro neste novo padrão de MI. Ainda serão construídas outras 32 creches no novo modelo.
 
Estrutura – As creches do tipo B contam em sua infraestrutura com playground, recepção, secretaria, diretoria, sala dos professores, almoxarifado, banheiros, oito salas de aula, pátio coberto, pátio descoberto, cozinha, dispensa, copa, caixa d’água, lactário, lavanderia e estacionamento. A estrutura conta ainda com salas do servidor, de telefonia, elétrica e de multiuso.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.