Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Itamaraty espera denúncia sobre brasileiros que insultaram russa em vídeo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em Moscou, diplomatas da embaixada brasileira relatam já ter recebido emails criticando os autores do vídeo que mostra torcedores brasileiros entoando palavras de baixo calão em volta de uma jovm russa, que causou polêmica nas redes sociais.

Circulam nas redes sociais pedidos para que os homens sejam punidos e expulso da Rússia. Essa ação, no entanto, dependeria de uma queixa formal da vítima, que não foi registrada. Também de acordo com a embaixada brasileira em Moscou, não houve contato do governo russo com o Itamaraty sobre o episódio.

Um dos homens que aparece cantando nas imagens é Diego Valença Jatobá, um político pernambucano que já foi secretário de Turismo em Ipojuca, nos arredores do Recife, e que já postou outras fotos polêmica nas redes, entre elas um selfie que fez segurando um maço de dólares.

Ele fechou sua conta no Instagram e não responde a mensagens desde que o vídeo em que aprece com outros quatro torcedores vestindo a camisa da seleção brasileira passou a ser atacado na internet.

Mas Valença Jatobá e seus amigos não são os únicos a assediar mulheres na Rússia durante o Mundial. o comportamento deles segue um padrão que se repete nas ruas moscovitas e de outras cidades que recebem o torneio.

Atrizes nacionalmente famosas têm realizado publicações para apontar o caso como uma demonstração de machismo. Assim como outras internautas, elas estão aderindo a uma campanha com as hastags #MachismoNaCopa #NãoPassarão juntamente com os seguintes dizeres: “Não é engraçado. É machismo. Misoginia. E vergonha. Muita vergonha.”

Na gravação, os brasileiros se referem, de forma grotesca, às partes íntimas da russa. Sem compreender o português, a jovem cantou junto a eles. Fernanda Lima, que apresenta as temporadas do programa Amor & Sexo, considerou a atitude uma “brincadeira de mau gosto”. “Uma mulher que sequer sabia o que estava repetindo”, escreveu. Debora Nascimento, Pally Siqueira e Bruna Linzmeyer são outros nomes que usaram das páginas para expressas indignação.

A atriz e apresentadora Mônica Iozzi fez um post, mas se recusou a exibir o vídeo. “Me recuso a divulgar cenas que propaguem ódio, desrespeito, humilhação. Mas eu não conseguiria não falar sobre este vídeo horrendo. Constrangida por ver meu país sendo representado mundo afora por este tipo de gente. Indignada ao ver mais uma mulher sendo tratada com tamanho escárnio e desrespeito”, publicou.

ParlamentoPB com Folha de S.Paulo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Valdiney Gouveia, reitor da UFPB

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte