Os defensores públicos da Paraíba elegeram nesta sexta-feira (18) a lista tríplice que definirá o defensor público-geral do estado para o biênio 2021/2022. O atual DPG, Ricardo José Costa Souza Barros, foi o mais votado, com 162 votos, seguido pela atual subdefensora pública-geral Maria Madalena Abrantes Silva, com 160, e pelo membro do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), Gerardo Lins Rabello Sobrinho, com 115 votos.
Os defensores públicos José Celestino Tavares de Souza, Dirceu Abimael de Souza Lima e Ângela Maria Dantas L. de Abrantes obtiveram 85, 35 e 20 votos, respectivamente. A defensora Ryveka Campos Martins Bronzeado desistiu da candidatura na véspera da eleição. Dos 221 defensores públicos aptos a votar, 217 registraram o voto, sendo 108 de forma eletrônica e 109 de forma presencial.
Este ano, a eleição da Defensoria Pública aconteceu nas duas modalidades como medida de prevenção à disseminação da Covid-19 e considerando, sobretudo, o fato de aproximadamene 80% dos defensores públicos da Paraíba estarem dentro grupo de risco.
Na votação, cada defensor pôde escolher até três nomes entre os seis candidatos. Agora, o presidente da Comissão Eleitoral, o defensor Argemiro Figueiredo, encaminhará o resultado das eleições para o governador João Azevedo, que tem um prazo de 15 dias para escolher, entre os nomes, o próximo defensor público-geral da Paraíba.