Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Gadelha cobra reativação do Centro de Tradições Ciganas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“O deputado federal Marcondes (PSC-PB) classificou como “uma iniciativa muito feliz e muito oportuna” a Edição 2010 do Prêmio Culturas Ciganas. Gadelha aproveitou a circunstância para mostrar preocupação com a situação vivida pela comunidade cigana e disse que “o momento é ideal para reativar as atividades do Centro Calon de Desenvolvimento Integral (CCDI)”, primeiro Centro de Referencias Ciganas do Nordeste, localizado na região de Sousa.

Assim que soube desta edição do concurso, Marcondes Gadelha conversou com o subsecretário executivo de Cultura do Estado, David Fernandes, e elogiou o Prêmio Culturas Ciganas. “Falei com o secretário e ele me disse que prêmio é instituído para apresentações sobre diversos aspectos da cultura cigana. A parte de artesanato, gastronomia, linguagens, danças e manifestações artísticas em geral, tudo isso vai ser objeto de premiação para pessoas oriundas da comunidade cigana”, disse o parlamentar. A ação é do Governo do Estado, através da Subsecretaria Executiva de Cultura, juntamente com o Ministério da Cultura (MinC).

Gadelha, que foi um dos principais responsáveis pela obra do Centro, garantindo na ocasião parcerias e recursos, aproveitou para solicitar a reativação do CCDI. “Também pedi ao secretário para que tomasse iniciativa no sentido de reativar o Centro de Tradições Ciganas, que é chamado lá de Centro de Referência da Cultura Cigana, porque aquele Centro, que nós trabalhamos com muito carinho, estava meio abandonado. Houve o compromisso dele em revitalizá-lo e isso tudo fecha um leque de atividades fundamental para a gente afirmar a identidade dos ciganos de Sousa e a sua importância par a vida social e cultural da região”, explica

Conhecido pelo povo cigano como defensor e conhecedor da cultura cigana, Gadelha aproveitou o ensejo e fez questão de ressaltar a sua atenção para que os costumes e as tradições ciganas não se percam e explicou a necessidade de reativar o Centro. “A preocupação com a vida sedentária que os ciganos estão levando lá em Sousa é a de que eles fossem paulatinamente perdendo as suas raízes, perdendo a sua história, as suas origens e a sua cultura”.

O parlamentar completa afirmando que “essas ações vão exatamente resgatar aspectos da cultura cigana e fazer também com que eles voltem de novo a cultuar os seus valores, a história e as tradições”. Para aqueles que queiram saber mais informações sobre o Prêmio Cultura Cigana, basta acessarem o endereço eletrônico disponibilizado pelo Governo Federal: www.cultura.gov.br/diversidade.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte