Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Furto na Fundação Casa de José Américo pode ter atingido medalhas de ex-governadores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Foi descoberto casualmente na tarde de hoje um furto a uma das dependências da Fundação Casa de José Américo, na avenida Cabo Branco. Numa sala próxima à rua da Mata, por trás do prédio principal, uma porta foi encontrada aberta, mas sem sinais evidentes de violação. De lá, foram levados computadores, frigobar e um aparelho de ar-condicionado. Mas, ainda está sendo investigado se itens de valor histórico, como medalhas e comendas, também teriam sido subtraídos. “São peças que não têm metais preciosos. São importantes por seu valor histórico”, disse uma autoridade policial que não quis se identificar.

O furto foi percebido por um funcionário que iria realizar a manutenção do serviço de internet no prédio da Fundação Casa de José Américo. Ele acionou a polícia e homens da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (Ceatur) e da Polícia Civil estiveram no local. Uma perícia será realizada para identificar quando o furto aconteceu e quem foi o responsável pelo crime.

A Fundação, contudo, não tem circuito de câmeras de segurança, o que dificulta a identificação do bandido.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o local também não tem registrado expediente.

Uma fonte informou ao ParlamentoPB que furtos eram constantes antes da implantação de uma parada de ônibus na rua por trás da Fundação. Com a pandemia e a baixa circulação de ônibus, a via voltou a ficar deserta, o que pode ter estimulado o assaltante a agir.

Fundação -A Fundação Casa de José Américo fica no número 3.336 da Avenida Cabo Branco e incorporou-se à história e à cultura brasileira desde sua construção, no início dos anos 50. Seu proprietário, José Américo de Almeida, atraiu ao endereço figuras de projeção nacional nos campos da política, das artes ou da literatura, quando de passagem por João Pessoa. O teto sob o qual viveu por mais de 20 anos, seus ambientes e recantos prediletos, oferecem-se, desde 1982, à visitação pública. Nela fica, por exemplo, o Mausoléu, onde jaz ao lado da inseparável Alice, obra do arquiteto iraniano Baham Khorramchahi, inaugurado em 20 de janeiro de 1983, com a presença do presidente João Figueiredo e da Ministra da Educação Esther de Figueiredo Ferraz.

O repasse do imóvel ao patrimônio histórico e cultural dos paraibanos foi um processo iniciado pela Lei Estadual 4.195, de 10 de dezembro de 1980, criando a Fundação Casa de José Américo, composta, basicamente, do Museu, da Biblioteca e dos Arquivos dos Governadores e outros políticos e intelectuais paraibanos. Da inauguração, em 11 de janeiro de 1982, participava o Vice-Presidente da República Aureliano Chaves.

O carro-chefe da instituição são os arquivos com mais de 300 mil documentos, entre manuscritos e impressos em geral, fotos e peças de áudio e vídeo. Fonte de estudos para melhor conhecimento da realidade brasileira a partir de 1930, tal acervo é visto como uma preciosidade da história contemporânea nacional.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco