Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Famup lança campanha incentivando municípios a implantar coleta seletiva

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na Semana do Meio Ambiente, a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) lançou uma campanha de estimulo à implantação da coleta seletiva nos municípios paraibanos de forma simplificada. A entidade vem desenvolvendo um trabalho junto aos gestores, órgãos ambientais e Ministério Público pelo fim dos lixões nas diversas cidades da Paraíba.

O objetivo desta campanha é fazer com que os municípios possam separar o material reciclado dos compostos orgânicos, visando a geração de emprego, renda e promoção da cidadania, além da preservação do meio ambiente. “Precisamos estar atentos à preservação do meio ambiente e essas ações começam a partir da coleta seletiva, um ato simples, que toda pessoa pode fazer em sua casa e beneficia não apenas o meio ambiente, mas que é capaz de gerar oportunidades de emprego nos municípios paraibanos, a partir do trabalho de reciclagem”, destacou o presidente da Famup, George Coelho.

A Famup orienta que os municípios façam a separação do que pode ser reciclável e do que não pode e explica que compostos orgânicos podem virar adubo. Destaca que mudanças de hábitos podem fazer com que quilos e quilos de lixo não acabem em lixões e aterros e ainda tenham o poder de mudar realidades, pois a reciclagem é fonte de emprego e renda.

Neste ano, o tema da Semana do Meio Ambiente é poluição do ar. A ausência de tratamento correto dos resíduos sólidos resulta, entre outros prejuízos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, poluição do ar. Isso ocorre, principalmente, com a queima a céu aberto do material descartado e a incineração de resíduos domiciliares por empresas que não controlam os gases lançados na atmosfera. Portanto, são necessárias não só a conscientização da comunidade e a estruturação de uma política pública ambiental, como também a fiscalização dessas companhias públicas e privadas.

Dados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a poluição do ar é um fator de risco crítico para doenças não transmissíveis e causa cerca de 24% de mortes por doenças cardiovasculares, 25% por Acidente Vascular Cerebral (AVC), 43% por doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e 29% associadas ao cancro do pulmão. Há, por outro lado, a intensificação do efeito estufa e do aquecimento global.

Conscientizando

Para se ter uma ideia da importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, o plástico é um dos que levam mais tempo para se decompor no meio ambiente. De acordo com informações da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), O polietilenotereflalato, também conhecido como PET, dura uma média de 200 anos para se decompor. O polipropileno que é usado para confecção de para-choques de carro e carpetes leva cerca de 100 anos para desaparecer. O plástico polietileno utilizado na composição de materiais médicos hospitalares e utensílios domésticos, e o poliestireno, que serve para confecção de brinquedos, ambos levam 50 anos para se decompor.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais

Cida Ramos

Cida diz que está tranquila com fim de prévia e que está firme como única pré-candidata do PT